PUBLICIDADE

Centenas de fiéis participam da 1ª Romaria no Teles Pires em Sinop e bispo recomenda cuidado com natureza

PUBLICIDADE
Só Notícias (fotos: Só Notícias)

A primeira Romaria no rio Teles Pires em Sinop, idealizada pela Igreja Católica em honra a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (cuja imagem foi encontrada por pescadores em um rio), abriu, esta manhã, as festividades dos 50 anos do município. Um barco com a réplica da santa e onde estavam o bispo dom Canisio, os padres Beto e Marcos (Catedral), e outra embarcação da Marinha, seguiram a frente. No trajeto, eles rezaram e louvaram a Deus. A saída foi da ponte na 220 com o trajeto, até a praia do Cortado onde centenas de fiéis esperavam a chegada. Os organizadores registraram que cerca de 90 embarcações participaram.

Na praia do Cortado, sob uma tenda, foi celebrada santa missa com cerca de 700 fiéis. O bispo disse, na homilia, que Deus deu mandamento “cuidem, cuidado com a criação porque o ser humano Ele criou com inteligência, com liberdade para que, quando bem usadas, sempre estarão fazendo a harmonia da obra criadora de Deus para a finalidade para a qual foram criados. Que bonito, que graça, que bênção por isso esse dia marcante, hoje, significa uma resposta a palavra de Deus que nos convoca e que nos recorda a nossa missão: cuidar da casa comum, cuidar da natureza, zelar para que tudo cumpra sua finalidade e sua função”.

O bispo também chamou a atenção para a importância da preservação ambiental. “Hoje a palavra de Deus nos vem pela Sagrada de Escritura e também nos vem pela natureza que contemplamos aqui, areia, matas, água. Viemos na procissão refletindo”…”o que essa água fala pra mim, o que significa esse barulho da água quando estávamos embarcados, andando. Água é silenciosa mas quando vem o ser humano, com sua força não de dominação mas de valorização e utilização dos bens que foram criados para o nosso serviço. Ao andar a gente escutava e por vezes parávamos de rezar e cantar para escutar a água. Que mensagem a água hoje nos traz? que mensagem no traz o vento? que mensagem nos traz o calor?, as flores? que mensagem nos trazem as matas?. Até os peixes pularam. Ao menos, eu vi, várias vezes e eu tava de olho para ver se não vinha um peixes maior. Mas os peixes pularam, tudo canta, tudo louva, tudo engrandece o Senhor. Mas é importante como a gente tenha um olhar, como nos fala o Evangelho, precisamos valorizar a criação, não sobrepor algum valor, não sobrepor alguma ideia, não sobrepor alguma coisa que foi criada par nos servir para ser objetivo de dominação”.

O bispo também avaliou que hoje foi um dia histórico para Sinop e que a romaria no rio Teles Pires. “Que bonito, que graça, que benção por isso esse dia marcante, hoje, significa uma resposta a palavra de Deus que nos convoca e nos recorda a nossa missão: cuidar da casa comum, cuidar da natureza, zelar para que tudo cumpra sua finalidade”.

O padre João Alberto Konzen (Beto) disse, no final da celebração, que a intenção da Igreja Católica é continuar realizando a romaria e, ano que vem, está confirmada. Ele agradeceu a prefeitura municipal (que definiu a estrutura na praia do Cortado, fez manutenção na estrada de acesso e molhando para apagar poeira e sinalização) também a Marinha, e a equipe da Catedral pelo empenho na realização da Romaria. Os bombeiros e PM também trabalharam na romaria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

(foto: reprodução)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE