sexta-feira, 3/maio/2024
PUBLICIDADE

Sefaz realiza operação fiscal em Sinop e Sorriso e levantamento parcial aponta 122 empresas com irregularidades

PUBLICIDADE

A secretaria de Fazenda de Mato Grosso fez uma operação fiscal na região Norte, onde foram inspecionadas 317 empresas de seis segmentos, em Sinop e Sorriso. O objetivo é incrementar a receita referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Um levantamento parcial apontou que 122 empreendimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade. O número poderá subir, após o fechamento do balanço geral da operação, incluindo valores de tributos a serem recolhidos.

Ao longo da operação diversas informações foram colhidas pela equipe da Sefaz e estão sob análise técnica para verificação de outras irregularidades. As empresas em que forem constatadas irregularidades estão sujeitas a sofrer suspensão ou cassação cadastral, cobrança do ICMS devido e não pago, além de multa pelo descumprimento das obrigações tributárias, dependendo do caso em questão.

A ação foi realizada em empresas dos segmentos de combustível, madeira, transporte, bebidas, atacado e varejo. Também foram alvos da operação empresas exportadoras e indústrias que usufruem de benefícios fiscais concedidos por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Prodeic).

Durante o período, equipes do fisco estadual percorreram o comércio da região verificando informações como situação cadastral e compatibilidade de atividades exercidas no local com o declarado junto ao fisco. Além disso, foram verificadas informações referentes à apuração e recolhimento do ICMS, emissão de documentos fiscais e registro de movimentação nos livros fiscais.

“Estamos intensificando o trabalho de fiscalização em todo o Estado, visando garantir um ambiente negocial justo para que o empresário tenha condições iguais para concorrer com os demais representantes do seu ramo de atividade. Além disso, a operação permite que o imposto pago pelo cidadão seja efetivamente repassado ao Estado”, explica o secretário adjunto de Receita Pública, Último Almeida, por meio da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 511 funcionários e em Nova Mutum 63

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 511 vagas de...

Principal aeroporto de MT tem mais um mês de queda no número de passageiros

Passaram pelo Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, no...

Mato Grosso tem 25 mil contratações a mais no trimestre; março fica com menor saldo

As indústrias e empresas mato-grossenses contrataram 55.237 funcionários com...

Período para servidores entregarem declaração de bens e valores termina 30 de junho

Servidores e empregados públicos ativos do Governo de Mato...
PUBLICIDADE