PUBLICIDADE

Cacique Raoni entrega carta ao Papa e pede apoio contra desmates e incêndios em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O cacique Raoni Metuktire, líder do povo Kayapó, entregou hoje uma carta ao Papa Francisco pedindo apoio contra os problemas ambientais em Mato Grosso. O encontro foi no Vaticano, em Roma, durante o evento “Da crise climática à resiliência climática”, produzido pelas Pontifícias Academias das Ciências e das Ciências Sociais.

“Além das enchentes que ocorrem no Rio Grande do Sul, ainda há o problema de desmatamento, seca nos rios e as regiões que sofrem com os incêndios [em Mato Grosso]. Por isso, o cacique pede que as pessoas se mobilizem e olhem para esses fenômenos que estão ocorrendo de maneira desenfreada. Pedimos apoio do Papa para que mais pessoas tenham consciência sobre o assunto, já que, quando eu falo, ninguém me escuta no Brasil”, diz um trecho da carta.

Segundo divulgado pelo Instituto Raoni, o cacique pediu apoio do Papa “para fazer os parlamentares brasileiros entenderem a importância de se apoiar os povos indígenas e de proteger as florestas”. Ele também teve um encontro com Regina McCarthy, especialista americana em qualidade do ar e que atuou como primeira conselheira climática da Casa Branca, de 2021 a 2022, Roberto Gualtieri, prefeito de Roma; e Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, palestrantes no evento do Vaticano. Nesta sexta, Raoni vai dar uma palestra a todos os presentes sobre sua trajetória de vida em defesa da Amazônia e dos povos indígenas.

Em março deste ano, Raoni se manifestou contra a ferrovia Sinop-Miritituba, a “Ferrogrão”, durante a cerimônia de recebimento da homenagem dada pelo presidente francês, Emannuel Macron. Na ocasião, Raoni foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França e a solenidade, realizada em Belém (PA), também contou com o presidente Luís Inácio “Lula” da Silva.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE