PUBLICIDADE

Sinop fortalecerá projeto em amparo a vítimas de violência doméstica

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

A prefeitura realizou chamamento público para formalizar termo de convênio com a Associação de Apoio a Patrulha Maria da Penha e Lideranças Sociais (AMAPLIS) com a finalidade de intensificar as ações do programa “Borboleta de Emancipação Financeira e Desenvolvimento de Autonomia”.  Serão destinados cerca de R$ 40 mil. O projeto visa “fornecer uma atenção à saúde mental de mulheres em situação de violência e tem o reconhecimento do Conselho Municipal de Assistência Social para executar atendimentos com vista a promover o acesso ao trabalho e renda”.

O valor será revertido no custeio de mão de obra qualificada para a ministração de oficinas de capacitação (na área da beleza, da costura, cuidador de idosos, da alimentação, entre outros), bem como estratégias de fomento à entrada célere e segura no mercado local. Também serão abrangidas atividades para reestabelecimento de vínculos comunitários.

Junto à patrulha Maria da Penha (vinculada Polícia Militar), vem sendo ofertado pela a AMAPLIS, fundada em 2019, o acolhimento, aconselhamento, atendimento na solicitação de medidas protetivas, guardas, divisão de bens, separações e entre outras ações necessárias quanto às vulnerabilidades enfrentadas pelo grupo alvo. No âmbito psicológico, é feito o acompanhamento individual ou coletivo das mulheres e indivíduos, como filhos ou dependentes que passaram pelo processo de violência também, visando o retorno da autoestima e mitigação dos efeitos negativos da violência, desde de traumas ou pensamentos incapacitantes.

A organização ainda ressaltou que Sinop, que é considerado um município de grande porte pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, conta apenas com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), “como equipamento de referência para o atendimento à mulher e não possui ainda uma casa abrigo para essas mulheres ou outros equipamentos públicos capazes de realizar a proteção integral desta mulher”.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Einsten começa formar equipe para Hospital Central em Cuiabá; 70 vagas

O Einstein Hospital Israelita definiu 72 vagas para compor...

Governo do Estado entrega mais 83 ônibus escolares para alunos da área rural

O governo estadual entregou, hoje, no Ginásio Fiotão, em...

STF mantém proibida cobrança de pedágio a moradores de assentamento em Sorriso

O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão que impede...

Famílias classificadas para apartamentos no Águas do Cerrado em Lucas são convocadas para análise

A prefeitura informou, hoje, que iniciou chamamento dos classificados...
PUBLICIDADE