domingo, 19/maio/2024
PUBLICIDADE

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria/arquivo)

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia assistida por cavalos (equoterapia) visando reforçar o acompanhamento multidisciplinar a pacientes com deficiências de cunho físico e mental pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O certame ocorrerá dia 10 do mês que vem e o orçamento avaliado para o andamento das atividades é de R$ 273 mil.

O método de trabalho envolve o desenvolvimento do controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos de controle motor, aumento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo, reações de ajuste, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Com isso, são trabalhos aspetos do ponto de vista físico, sensorial e intelectual.

O local também deverá dispor de dois cavalos e material de apoio necessário ao desenvolvimento das atividades, como selas adequadas, mantas, serragem, feno, ração, medicamentos, assistência para os animais. Os usuários atendidos serão referenciados pela secretaria municipal de Saúde, através da Complexo Regulador Municipal, responsável pela avaliação inicial e encaminhamento.

As atividades deverão ocorrer em unidade própria e de fácil acesso (área urbana), fornecida pela contratada. A equipe de atuação será integrada por médico, veterinário, fisioterapeuta, psicólogo e dois profissionais de equitação (com curso de capacitação básica em equoterapia ou experiência mínima de um ano na modalidade terapêutica para execução dos serviços).

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 3,3 mil animais foram vacinados na campanha antirrábica em Sinop

A equipe do Centro de Combate às Endemias informou...

Equipes identificam 6,6 mil focos de dengue em Sinop; 201 casos confirmados

O Centro de Combate às Endemias divulgou hoje balanço...

Demanda cresce e pronto atendimento de Alta Floresta vai para novo local

O poder executivo definiu, via termo de inexigibilidade, a...

Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano atendeu 414 bebês prematuros

A Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, coordenada...
PUBLICIDADE