PUBLICIDADE

Sindusmad mostrará na Norte Show importância do manejo e uso sustentável de material lenhoso

PUBLICIDADE
Só Notícias

O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado terá estande na Norte Show, a maior feira do agro de Mato Grosso, que começa na próxima terça-feira (16) buscando divulgar e fortalecer o manejo florestal sustentável (extração de árvores próprias para industrialização) e o uso sustentável do material lenhoso na transformação em biomassa. O presidente Felipe Antoniolli destacou que o Sindusmad apresentará os trabalhos desenvolvidos pelo setor de base florestal para garantir a manutenção e conservação das florestas. “O intuito é mostrar aos produtores rurais, aos associados, aos visitantes da feira, todos os benefícios do plano de manejo florestal sustentável e fomentar o uso da biomassa na questão da supressão vegetal”.

Antoniolli explicou que quando um produtor rural realiza a supressão vegetal em sua propriedade, todo o material lenhoso gerado, era queimado ou incinerado. Entretanto, agora é utilizado para biomassa, alimentando usinas e armazéns de forma sustentável. “O estande do Sindusmad na Norte Show será uma oportunidade para os participantes da feira conhecerem as tecnologias, máquinas e equipamentos utilizados para a transformação de cavaco de madeira em biomassa, incluindo um picador florestal móvel. A participação do sindicato reforça a parceria com a Acrinorte e o Sindicato Rural de Sinop, mostrando o potencial de fortalecimento ambiental e econômico para os produtores rurais”, salientou.

O diretor do Sindusmad, Wesley Ollympio Correa Giacomeli, explicou que a biomassa de supressão é algo novo, e veio para revolucionar essas aberturas de áreas dos agricultores. “Hoje todo aquele material lenhoso, que era queimado e jogado na atmosfera, é transformado em poder econômico e social, além de gerar energia para as caldeiras das empresas. É benefício para o agricultor e sustentabilidade na área dele. Além disso, o manejo florestal é o que sempre sustentou o setor madeireiro. É o que consegue deixar as árvores de pés e faz a retenção de todo o carbono na natureza. É de grande valia que esse assunto seja apresentado na feira e mostre para os produtores rurais que pode fazer o Manejo Florestal Sustentável em suas reservas legais”, afirmou.

O presidente da Acrinorte, Moiséis Debastiani, – entidade que organiza da Norte Show juntamente com o Sindicato Rural- reforçou a importância de resgatar a parceria entre a Acrinorte e o Sindusmad, evidenciando o papel fundamental do setor madeireiro para desenvolvimento de Sinop e região. “O sindicato faz parte do crescimento e desenvolvimento de Sinop e esteve desde o início do parque também. É muito importante resgatar a parceria entre a Acrinorte e o Sindusmad. O setor de base florestal é muito forte na nossa cidade e na nossa região”, informou.

O estande do Sindusmad na Norte Show promete ser um espaço de apresentação de inovações e parcerias que contribuem para a conservação das florestas e o uso sustentável do material lenhoso, reforçando o compromisso do setor madeireiro com a sustentabilidade ambiental e econômica, informa a assessoria, e conta com o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Advogada que morreu após 15 dias internada será sepultada em Sorriso

Sthefani Frozza, de 27 anos, morreu após 15 dias...

Colíder vai adquirir novos equipamentos para pronto atendimento

A prefeitura instaurou, esta semana, processo licitatório para a...

Motociclista é socorrido após colisão com carro na MT-140 em Sinop

O acidente envolvendo moto e carro, ambos de marca...
PUBLICIDADE