PUBLICIDADE

Jacaré volta para natureza após passar por tratamento em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo e Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias/Lucas Torres)

O jacaré-açu (Melanosuchus niger) foi reintroduzido ao habitat natural, esta manhã, na região do rio Teles Pires e fora dos limites da cidade, pela equipe do Corpo de Bombeiros. O réptil estava sob tratamento veterinário em uma clínica credenciada do município, após sofrer a perda parcial do rabo.

Anteriormente, ele foi resgatado pelos militares em área de mata às margens da rua Euclides da Cunha, no Bairro Pinheiros 3, na última segunda-feira. De acordo com o soldado Facundo, que realizou a captura e também atuou na soltura, “é uma honra, tivemos todo o cuidado e agora levá-lo de volta (natureza) é realmente gratificante”.

Ainda conforme o militar, a escolha da localidade visa disponibilizar um ambiente que forneça, de forma imediata, as condições necessárias para dar continuidade à recuperação do jacaré, como área extensa na locomoção e meios de alimentação abrangentes.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o açu é considerado um dos maiores predadores da América continental, podendo medir até seis metros de comprimento e 300 quilos. A reprodução ocorre uma vez por ano, onde em média, as fêmeas colocam de 40 a 50 ovos.

A distribuição da espécie é ampla pela bacia Amazônica, conforme apontado pela Embrapa, podendo ser encontrado no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, em algumas áreas da Guiana Inglesa e Guiana Francesa. Já seus habitats preferidos se encontram em rios pouco movimentados, lagos ou igarapé.

A fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), centrada na área de ciências biológicas, detalha que sua alimentação é puramente carnívora, com o consumo de caranguejos, peixes e pássaros. Também avalia que o animal enfrenta o risco de extinção, devido ao couro muito cobiçado e sua carne considerada como iguaria saborosa.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Assembleia diz que decisão do STF confirma lei da APA do rio Cuiabá

O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB),...

Mulher fica ferida em acidente entre carro e moto em avenida de Sinop

A colisão envolvendo o veículo VW Fox e motoneta...

Temporal causa queda de árvores em cidade de Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, atendeu,...
PUBLICIDADE