PUBLICIDADE

Queda no rendimento da safra de soja em MT pode deixar saldo negativo para parte dos produtores

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A produtividade média estimada para soja 23/24 em Mato Groso, de 53,59 sacas/hectare, já não cobre o ponto de equilíbrio em sacas do Custo Operacional Total  (COT), que é estimado em 54,73 sacas/hectare. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), no boletim semanal da soja. A situação para alguns produtores no Estado é ainda pior, visto que parte destes não travou os custos e não realizou nenhuma venda da produção, e outros podem colher uma produtividade menor que a média Mato Grosso.

Para a safra 24/25, o cenário poderá se agravar ainda mais, visto que é estimado que as despesas subam em relação a de 2023/24 e os preços da soja futura estão menores, com média de R$ 112,31/saca em dezembro. Desse modo, com o custo total projetado em R$ 6.319,73/hectare, o produtor terá que produzir no mínimo 62,06 sacas/hectare de média no ciclo 2024/25 para cobrir as despesas.

Por fim, com a situação atual na safra 23/24 e o cenário desafiador Custeio Produtividade para o próximo ciclo, o produtor deve ter os seus custos na “ponta da caneta”, a fim de aproveitar as oportunidades de mercado para minimizar os riscos

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem novo recorde na exportação de carne bovina

Mato Grosso exportou 112,81 mil toneladas em equivalente carcaça...

Caem exportações de milho feitas por Mato Grosso

A secretaria de Comércio Exterior (SECEX) registrou que as...

Preço do boi gordo fica estável em Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, no final...

Cotação da soja disponível em MT fica estável e mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível no Estado ficou estável,...
PUBLICIDADE