PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde estuda microchipagem gratuita de cães e gatos para identificação de donos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

As secretarias Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente, estão trabalhando para realizar em breve, a microchipagem dos animais existentes no município. O objetivo é fazer o devido controle dos cães e gatos, facilitando a sua identificação caso ele fuja ou se perca, evitando também o seu abandono.

De acordo com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o município conta com aproximadamente 30 mil animais. A ideia inicial é que o procedimento se torne obrigatório para os tutores, e seja realizado de forma gratuita através de campanhas nos bairros, e durante as castrações na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC).

“Trabalhamos há muito tempo na causa animal, e o nosso foco é avançar ainda mais. Com a microchipagem, saberemos o nome do dono, endereço, se esse animal é vacinado e castrado, fazendo o devido acompanhamento dele, evitando-o que vá parar nas ruas. Após adequarmos a legislação, iniciaremos as campanhas”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Para a secretaria de Saúde, o procedimento nos animais facilitará muito no controle de zoonoses. Caso uma pessoa seja mordida por um animal, será feita a leitura do chip dele, que mostrará o seu relatório de vacinas, permitindo saber quais cuidados serão realizados no paciente.

“Vejo esse projeto com muito bons olhos. Com o avanço do nosso sistema, conseguimos um software próprio para atender as demandas da causa animal. Nós vamos conseguir ter um controle a mais de zoonoses na cidade”, ressaltou a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.

Agora, a prefeitura trabalhará na compra dos microchips, organização dos profissionais que atuaram no procedimento e nas campanhas, que acontecerão nos próximos meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE