PUBLICIDADE

Juíza da capital defende mudanças nas punições a magistrados com desvio de conduta

PUBLICIDADE

A titular da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Selma Arruda, afirmou defender o fim da aposentadoria compulsória para magistrados condenados por desvio de conduta, na esfera administrativa. Para ela, a medida deveria ser a exoneração assim como é a pena aplicada para qualquer servidor público.

A legislação atual prevê que o juiz será “punido” com a aposentadoria compulsória, ou seja, ganhando salário proporcional ao tempo de serviço. Caso o magistrado seja condenado na esfera criminal, ele perde a possibilidade deste benefício. “A vitaliciedade é um instituto importante para dar garantia e segurança, mas não pode ser um manto de impunidade”, ressaltou a magistrada em entrevista ao MidiaNews.

O fim da aposentadoria compulsória voltou a ser tema de debate com a possibilidade de andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 53/2011, que já foi aprovada no Senado Federal em 2013, mas ainda está em análise na Câmara Federal. Este projeto, proposto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), prevê a perda do cargo e torna mais rigorosa a punição para juízes e promotores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE