PUBLICIDADE

Lei aprovada por Taques acrescenta novas atribuições à agência de fomento de Mato Grosso

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques sancionou a Lei Complementar 581/2016, que altera a denominação e composição da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, que passa a se chamar Desenvolve MT. Publicada no Diário Oficial que circula hoje, a nova lei altera a legislação anterior, 140/2003, que criou a MT Fomento, e dá novas competências e atribuições ampliadas à agência. A medida também unifica o atendimento das políticas para o desenvolvimento econômico do estado.

A agência terá a gestão reforçada para a prospecção e atração de novos investimentos, além de participação em investimentos e apresentação das potencialidades de Mato Grosso em feiras e eventos de negócios. No receptivo de empresários, dará apoio aos potenciais investidores na interlocução com órgãos públicos, com o objetivo de facilitar o processo de tomada de decisão e de implantação de novos empreendimentos no estado.

Na área de crédito, vai atuar com mais oferta de linhas de financiamento para micro e pequenas empresas, incluindo oferta à agricultura familiar e prefeituras. A agência permanece com a estrutura já existente da MT Fomento, reforçando algumas áreas de acordo com o novo formato aprovado, trazendo foco também para a área de negócios, a exemplo do que já é realizado por agências de desenvolvimento em estados como Bahia, São Paulo e Minas Gerais.

“A Desenvolve MT tem o escopo para fomentar empreendimentos empresariais, não apenas ser uma plataforma de apresentação. Já temos algumas iniciativas para captação de investimentos externos em andamento, com o auxílio da Desenvolve MT. Entre outras ações que visam o comércio exterior e a atração de investimentos para Mato Grosso, como por exemplo, do mercado chinês já para o próximo ano”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk.

Entre as novas atribuições da agência, constam também a prestação de serviços de assessoria e consultoria para recuperação e viabilização de setores econômicos e empresas instaladas em Mato Grosso; apoio financeiro à estruturação de projetos de interesse social no setor de infraestrutura urbana; participação no capital de empresas, públicas e privadas, inclusive nas sociedades de propósito específico e investimento no jovem empreendedor, com o fim de desenvolvimento de ideias inovadoras.

Na área de crédito, o objetivo é fomentar as linhas já existentes e criar novas com condições atrativas. Além disso, serão desenvolvidas ofertas de crédito voltadas para pequenos e médios empreendedores; inclusive do setor rural, como a agricultura familiar. Também será oferecida linha de crédito para prefeituras, que poderão acessar recursos por meio da Desenvolve MT para investir em projetos de infraestrutura, por exemplo.

O presidente da agência, Mário Milton Ferreira, explica que para o desenvolvimento deste trabalho três diretorias atuarão dentro da estrutura da Desenvolve MT: diretoria de Prospecção e Projetos, que ficará responsável pela atração de investimentos; diretoria de Finanças e Gestão, que cuidará das participações e gestão e; por fim, a diretoria de Desenvolvimento e Crédito, que ficará a cargo das operações de crédito.

“O desafio é melhorar o ambiente de negócios em Mato Grosso, promovendo a captação de investimentos para que possamos tornar nosso estado um local de oportunidades e negócios”, reforçou Tomczyk.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PF investiga compra de votos em cidade de Mato Grosso e cumpre dois mandados

A Polícia Federal deflagrou, hoje, em Poconé (104 km...

Audiência define medidas para regularizar área no entorno de hidrelétrica no Nortão

Uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato...

Sorriso, Lucas e Nova Mutum classificados para final da 2ª edição do prêmio Cidades Inovadoras

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...
PUBLICIDADE