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Dalton Martini se reúne com Blairo e diz que Sinop tem que estar melhor preparada para ter ferrovia

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O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, conversou, há poucos dias, em Cuiabá, com o pré-candidato a prefeito em Sinop e presidente do diretório municipal PP, Dalton Martini, sobre a construção da Ferrovia Ferrogrão, ligando Sinop a Miritituba (PA) cujas licenças ambientais já estão sendo providenciadas pelo governo. Dalton defende que o corredor ferroviário, que passará ao lado da BR-163 em Sinop, pode dar fôlego à economia local, mas vai exigir que a infraestrutura do município esteja preparada. “A ferrovia vai trazer progresso para Sinop, mas também teremos que preparar melhor a cidade. Junto com a obra virão mais moradores, a necessidade de mais escolas, creches, de leitos hospitalares, de moradias. Não só olhar o lado econômico, mas também o humano para que a população não sofra pela falta de planejamento. O desenvolvimento deve chegar para todos e não só para um ou outro”, declarou, através da assessoria.

Conforme Dalton, a demanda por serviços essenciais deve aumentar porque Sinop se tornará um polo de recebimento de toda produção de grãos, que sairá das regiões produtoras e armazéns, e onde será feito carregamento e a formação de trens que partirão até o polo em Miritituba.

Blairo disse que ​“o Governo Federal vai colocar em pouco tempo uma nova ferrovia em licitação e que sairá de Sinop até Miritituba. Isso trará um grande desenvolvimento à região. O que já é um polo, uma cidade referência, será mais ainda. Grandes investimentos virão nesta direção”, afirmou. A Ferrogrão deve custar próximo de R$ 10 bilhões. A expectativa da União é que ainda neste segundo semestre a Empresa de Planejamento e Logística-EPL, solicite ao Ibama análise quanto à viabilidade ambiental da Ferrogrão, que faz parte do antigo Programa de Investimentos em Logística (PIL), do Governo Federal, e sua construção é pretendida pelas principais tradings do agronegócio. Juntas, as multinacionais respondem por aproximadamente 70% das exportações de soja. A Ferrogrão deverá transportar cerca de 15 milhões de toneladas de grãos.

As obras da linha férrea podem começar ainda em 2019, com prazo de execução de cinco anos.

A infotmação é da assessoria.

 

 

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