PUBLICIDADE

Estado realiza na próxima semana primeiro encontro voltado à humanização de atendimentos na saúde

PUBLICIDADE

A secretaria estadual Saúde abriu inscrições para o 1° Encontro Mato-grossense de Humanização em Saúde. O evento será na próxima quinta-feira, das 8h às 17h, e será transmitido ao vivo pelo canal no Youtube da Escola de Saúde Pública (ESP). O objetivo é dar visibilidade e incentivar os serviços nos três níveis de atenção à saúde para que o atendimento seja acolhedor e sensível aos pacientes e trabalhadores.O encontro é voltado para os gestores e trabalhadores da rede de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), estudantes e comunidade geral.

O superintendente de Atenção à Saúde da pasta estadual, Diógenes Marcondes, explicou que a intenção é fortalecer a implementação da Política Nacional de Humanização, por meio de princípio e diretrizes. “Essas premissas são o acolhimento qualificado, criação de vínculos, suavização da ambiência, clínica ampliada, valorização do trabalhador e defesa dos direitos dos usuários”.

Para a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, a humanização da saúde é necessária para garantir que os pacientes sejam tratados não apenas como casos clínicos. “Eles precisam de um atendimento como seres humanos únicos e dignos de atenção, compreensão e respeito. Isso influencia diretamente o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, acompanhantes e trabalhadores, fortalecendo a relação entre usuários e gestores”, entende Rosiene. 

Na abertura do evento, será dada palestra com Rosiene Pires, que apresentará as ações de promoção e humanização da secretaria. Em seguida, o debate será conduzido pela doutora Izabel Cristina Rios, que coordena o Núcleo Técnico e Científico de Humanização da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo do Hospital das Clínicas. Ela apresentará o Programa Acolher do Hospital das Clínicas.

Depois haverá apresentação do Programa Cuidados Paliativos, desenvolvido pelo Hospital Sírio Libanês em parceria com a pasta. O período da manhã termina com o tema “doutores palhaços: experiências e vivências no contexto hospitalar”.

Após o almoço, às 14h, o grupo volta a se reunir para falar sobre as experiências dos doutores palhaços nos hospitais regionais de Sinop, Sorriso e Rondonópolis. O encontro encerra com uma roda de conversa sobre experiências acolhedoras nas unidades de saúde de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto biologia no parque da UFMT leva alunos para o Cerrado

Professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso...

Carro desgovernado atinge bomba de combustíveis em Lucas do Rio Verde

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Strada vermelho...

Carreta atravessa pista e fica ‘pendurada’ em rodovia de Mato Grosso

Uma carreta Volvo carregada de soja atravessou a pista,...
PUBLICIDADE