PUBLICIDADE

UFMT de Sinop discute aumento de atropelamentos de animais silvestres no Nortão

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Integrantes do câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop participaram hoje de uma reunião para discutir o atropelamento de animais silvestres em área urbana no município de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop). De acordo com a Fundação Ecológica Cristalino (FEC) os registros aumentam a cada dia, não só de atropelamentos, como também de animais perambulando pelas ruas.

A UFMT faz parte do grupo que discute problemas em relação a fauna silvestre de Alta Floresta. As soluções envolvem a colaboração de instituições como a 7ª Companhia Independente Bombeiros Militar – 7ª CIBM – Alta Floresta, Diretoria Regional de Alta Floresta – SEMA/MT, Unidade Técnica do IBAMA de Alta Floresta, Aeroporto de Alta Floresta, Instituto Ecótono e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

O encontro conta com duas palestras sobre o assunto, com o professor Mahal Massavi Evangelista, que apresentou dados sobre a mortandade de animais silvestres nas principais vias de acesso de Alta Floresta.

A segunda palestra foi de Fernanda Abra. Mestre em Ecologia de Ecossistemas Terrestres e Doutora em Ecologia aplicada pela USP, atualmente é pesquisadora posdoc associada ao Centro de Conservação e Sustentabilidade do Smithsonian em Washington DC, Estados Unidos.

Segundo Abra, a retirada em grande quantidade de animais da natureza tem impacto ainda maior em espécies em risco de extinção, de reprodução lenta – que não aguentam fortes pressões do meio externo – e aquelas consideradas topo de cadeia, das quais muitas outras dependem para sobreviver.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal reduz 11 anos de pena de condenado por duplo homicídio no Nortão

A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de...

Executores de homicídio motivado por seguro de vida são condenados em MT

Dois executores do assassinato de Paulo Sander Alves foram...

Prazo para contestar descontos indevidos do INSS ​termina dia 14

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos diretamente nos...
PUBLICIDADE