PUBLICIDADE

Taques aponta para 69 investidores nos Estados Unidos vantagens de investir em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O primeiro compromisso do governador Pedro Taques, hoje, em Nova Iorque, foi a reunião com diretores e integrantes da maior gestora de fundos de investimentos do mundo, a BlackRock, responsável por administrar cerca de U$ 4 trilhões em ativos. Taques mostrou as vantagens em investir em proteínas diante do desafio de aumentar a produção de alimentos. Ele apontou que, atualmente, o petróleo é o que move a economia mundial, mas que pode ser substituído pelo xisto. No entanto, o mesmo não acontece com a comida, ressaltando a importância de se investir na produção de alimento. “Venho de um estado que não produz petróleo, mas que é um gigante na produção de proteína animal e vegetal”, afirmou.

Taques disse que o Brasil produziu pouco mais de 200 milhões de toneladas em 2015, sendo que Mato Grosso foi responsável por 27% da produção nacional. Com isso, novamente foi o primeiro na produção de soja (33%); algodão (58%); milho de pipoca (70%), além do maior rebanho bovino com 29 milhões de cabeças de gado.

“É importante ressaltar a todos vocês e, transmitam isso, que o investidor que optar por investir em Mato Grosso, além da rentabilidade já externada aqui, também terá uma importante função social, já que vai ajudar a alimentar o mundo”, defendeu, através da assessoria.

Segundo o governador, Mato Grosso já prepara uma reforma tributária para gerar ainda mais segurança jurídica e avançar no compromisso com a preservação do meio ambiente. Ele lembrou que o Estado apresentou a ousada meta de zerar o desmatamento até 2020 e que nos últimos dez anos Mato Grosso já diminuiu o desmatamento em 89%, o que representa 1,9 gigatoneladas de CO2. “Apesar dessa produção toda, ainda mantemos em pé mais de 60% da nossa vegetação”, pontuou.

Taques afirmou que o foco, além de aumentar a produção, é aprimorar os produtos. Por isso, Mato Grosso buscou no exterior experiências para a criação do Instituto Mato-grossense de Carnes (Imac), cujo órgãos semelhantes só existem nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Argentina, Austrália e Uruguai.

Para o governador, este é o momento do estado superar alguns desafios, como na questão logística. Destacou que o Pró-Estrada alcançou a ousada meta de pavimentar 500 quilômetros em apenas um ano. “Este é também um dos setores que precisam de investimentos no nosso estado”, lembrou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, lembrou que, “no ano passado, neste mesmo momento aqui, a partir das conversas que tivemos com eles, estão sendo investidos R$ 1,1 bilhão, em vários municípios de Mato Grosso, principalmente em aves e suínos. Mas para isso é preciso ter credibilidade e é isso que o governador Pedro Taques vem mostrando, que Mato Grosso é um estado em que as empresas podem investir e produzir os seus resultados”.

O governador fica até sexta nos Estados Unidos acompanhado de Seneri, de Gustavo Oliveira, secretário de Assuntos Estratégicos, o presidente da Famato, Rui Prado, o presidente da Fiemt, Jandir Milan, o diretor da Aprosoja, Nelson Luiz Piccoli e o representante da Ampa (Associação dos Produrores de Algodão), Alexandre de Marco. 

A informação é do Gabinete de Comunicação Social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE