O deputado federal mato-grossense Adilton Sachetti (PSB) assumiu, hoje, a segunda vice-presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Câmara dos Deputados. Para Sachetti, essa é uma comissão importante para destravar ambientalmente o país. “Isso não significa liberar para se fazer o que quiser e sim criar critérios para que possamos estabelecer uma transformação clara, transparente e eficaz no Brasil”.
Segundo o deputado, Mato Grosso sofre para conseguir uma licença ambiental. “Temos estrada no estado que já existem há 100 anos, mas para se conseguir uma licença ambiental para pavimentação dela, leva-se 5, 10, 15 anos. Isso é um contrassenso. Quer dizer que a poeira, a erosão, o estrago que aquilo está causando no meio ambiente, pode ficar como está, mas liberar para fazer uma rodovia pavimentada com os devidos cuidados para não agredir o meio ambiente, não pode?”.
Contrassensos como esse devem ser discutidos na comissão de Meio Ambiente, de acordo com Adilton Sacheti que acredita que é importante se dar o devido valor ao desenvolvimento sustentável. “Eu sempre digo que, nós que vivemos da agricultura, temos uma relação direta com o meio ambiente, porque se não tivermos o devido cuidado, nosso filhos e netos não terão como trabalhar a terra.