PUBLICIDADE

Juízes-membros do TRE-MT orientam pré-candidatos sobre registro de candidaturas

PUBLICIDADE

Os agentes políticos e pretensos candidatos inscritos no evento Eleições 2016, realizado hoje, pelo Tribunal de Contas do Estado, em Cuiabá, puderam sanar todas as suas dúvidas referentes às novas regras para o registro de candidaturas e suas impugnações, trazidas pela minirreforma eleitoral de 2015. Eles também foram orientados sobre condições de elegibilidade, prazos para as convenções partidárias e regras para as coligações.

As orientações partiram dos juízes-membros do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Paulo Sodré e Rodrigo Curvo.  O evento é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso.

O juiz-membro Paulo Sodré apresentou também uma introdução onde discorreu sobre as recentes reformas eleitorais infraconstitucionais e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 113-A/2015, aprovada na Câmara dos Deputados e em trâmite no Senado.

O juiz-membro Rodrigo Curvo, além de explicar as regras e a legislação pertinentes ao registro de candidatos, discorreu sobre os princípios fundamentais do Direito Eleitoral (princípio da Democracia, Princípio da Democracia Partidária e Princípio do Sufrágio Universal).

Ele contou um pouco da história da Justiça Eleitoral, sua organização e suas funções, ressaltando que o juiz eleitoral age independentemente de provocação. Ao final de sua apresentação, Rodrigo Curvo destacou os trabalhos e os mecanismos de acesso à Ouvidoria Eleitoral de Mato Grosso.

A apresentação do juiz-membro Paulo Sodré trouxe ainda estatísticas das últimas eleições realizadas em Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definidos novos mutirões para regularização eleitoral este mês em Sinop

A 22⁠ª Zona Eleitoral de Sinop participará do mutirão...

Diretores da Águas de Sinop detalham para entidades avanço das obras de esgoto

O diretor-presidente da Águas de Sinop, Eduardo Lana, e...

STF começa a julgar recursos de Bolsonaro e aliados contra condenação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia...

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...
PUBLICIDADE