PUBLICIDADE

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Dom Mário Antônio da Silva, arcebispo metropolitano.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste 12 de outubro, nós, católicos brasileiros, celebramos o dia da padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Mas quem é essa santa que desperta uma devoção tão forte e carrega consigo uma história tão bonita? Como ela se tornou a Rainha e Mãe do nosso país?

Convido-o a conhecer agora um pouco mais sobre a origem, os milagres e a mensagem de nossa Mãe. Tudo começa em 1717, quando três pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia foram ao rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo, para pescar peixes para a festa do conde de Assumar, que estava de passagem por aquela região.

Literalmente, o rio não estava para peixe. Depois de muitas tentativas frustradas, eles lançaram a rede mais uma vez e foi quando o milagre começou: o trio pescou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição; porém, sem a cabeça. Em seguida, lançaram a rede novamente e pescaram a cabeça da imagem. A partir desse momento, os peixes começaram a abundar e os pescadores ficaram maravilhados com o prodígio.

Eles levaram a imagem para a casa de Felipe Pedroso e fizeram um pequeno altar. Logo, a fama dos milagres se espalhou e muitas pessoas começaram a visitar a imagem e a pedir sua intercessão. A imagem ficou conhecida como Nossa Senhora Aparecida, por ter aparecido nas águas do rio.

Foi o padre José Alves Vilela o responsável por construir uma capela no Morro dos Coqueiros para abrigar a imagem. O papa João Paulo II, hoje santo da Igreja, foi o primeiro pontífice a visitar o Brasil — inclusive o primeiro sucessor de Pedro a estar em Cuiabá em 1991 — e visitou o Santuário Nacional, em Aparecida, por duas vezes. Em uma dessas ocasiões consagrou o Brasil ao Imaculado Coração de Maria.

Ao longo dos séculos, muitos milagres e graças foram atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida os quais ultrapassam fronteiras regionais e do tempo. Um cavaleiro ateu, que não acreditava na devoção, tentou entrar na igreja a cavalo para zombar dos fiéis. Porém, ao se aproximar da porta, o cavalo empinou e o cavaleiro caiu ao chão. Ele ficou tão impressionado que se converteu ao catolicismo e se tornou um devoto da santa.

Nossa Senhora Aparecida é uma mãe que nos ama, nos protege e nos conduz a Jesus. Ela nos ensina a sermos humildes, simples e generosos; convida-nos a sermos solidários com os pobres, os marginalizados e descartados da sociedade. Ela nos pede para rezarmos pela paz, pela justiça e pela fraternidade, além de nos inspirar a sermos discípulos missionários de Cristo, levando o seu Evangelho a todos os lugares. A imagem de Nossa Senhora Aparecida é uma imagem da Virgem Maria grávida. Isso nos faz lembrar de quando ela, após a notícia do anjo, foi às pressas cuidar de outra gestante: a sua prima Isabel, prestando-lhe todo auxílio.

Neste dia da padroeira do Brasil, vamos renovar o nosso amor e a nossa confiança em Nossa Senhora Aparecida. Vamos pedir a sua bênção para as nossas famílias, as nossas comunidades, nossa nação e o mundo inteiro. A oração do Rosário em família é uma ótima ocasião para estreitarmos nossos laços de fraternidade e amor. Vamos imitar o exemplo dela, professando a fé, a esperança e a caridade, e repetir com ela o seu belo cântico: “O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

Que Deus o abençoe e conceda um excelente feriado.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Reaja Brasil: a resposta firme de um povo que não se cala

Neste último domingo, mais uma vez, milhares de brasileiros...

Aumentar imposto só vai penalizar setor de serviços

Uma cidade que cresceu graças à liberdade de empreender...

Os objetivos essenciais

Em nome do imediatismo, temos deixado de lado os...