PUBLICIDADE

STF adia sessão plenária para decidir se autorizaria Lula assumir ministério

PUBLICIDADE

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar o julgamento, previsto para esta tarde, dos mandados de segurança, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, impetrados contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. A proposta de adiamento foi formulada pelo ministro Teori Zavascki, relator das Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental para que os processos sobre o mesmo tema possam ser julgados em conjunto.

Ainda não há data prevista para que os processos sejam pautados para o plenário, informou, há pouco, o Supremo.

O ministro Teori informou que já negou seguimento (rejeitou o trâmite) às ações por entender que não são o instrumento processual adequado para resolver a questão. Entretanto, como foram interpostos agravos contra sua decisão monocrática, ainda não houve tempo hábil para concluir a instrução dos processos, pois as regras do novo Código de Processo Civil ampliaram os prazos para as partes se pronunciarem.

A acusação é que Lula seria nomeado ministro para ter foro privilegiado e 'escapar' de decisões judiciais de Sergio Moro, que conduz a operação Lava Jato e investiga indícios que o ex-presidente seria dono de um sítio e um triplex que tiveram obras pags por empreiteiras envolvidas no esquema biolionário de corrupção na Petrobrás nos governos petistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Câmara aumentando salários do Judiciário; veja como votaram mato-grossenses

A Câmara dos Deputados aprovou hoje dois projetos de...

STF suspende emendas de bancada impositivas em Mato Grosso

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Novo desembargador em Mato Grosso será empossado na próxima semana

O advogado Ricardo Gomes de Almeida toma posse no...
PUBLICIDADE