O governador Pedro Taques (PSDB) está confiante de que a Câmara Federal dará prosseguimento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), em votação marcada para acontecer neste domingo (17). A declaração de Taques foi dada após a vistoria das obras do novo Pronto Socorro da capital, no bairro Ribeirão do Lipa, ontem. O gestor de Mato Grosso reiterou que o processo de impedimento da petista não é golpe e que o procedimento está previsto na Constituição Federal.
Para Taques, o argumento de que o impeachment é golpe não passa de “conversa fiada”. “Espero que a presidente Dilma seja impedida. Aguardo que os deputados autorizem o início do processo e enviem a matéria para o Senado para que a presidente seja condenada pela prática de crime de responsabilidade, que não é golpe. E falar que é golpe é conversa fiada, pois golpe é o que fizeram com o país nas eleições de 2014 mentindo para o cidadão”.
Além disso, Taques relembrou que foi o primeiro gestor estadual no país a se posicionar a favor do impedimento de Dilma. “Fui o primeiro governador a defender o impedimento, quando muitos me criticavam. O Brasil passa por um momento difícil. A crise econômica é fruto de ações equivocadas, medidas praticadas de forma irresponsável e o resultado está aí. O Brasil precisa virar a chave e espero isso a partir da condenação da presidente”.
Na última semana, o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, conclamou os produtores rurais a se dirigirem até Brasília, neste fim de semana, para se manifestar pela aprovação do impeachment. Ele informou que caravanas estão sendo organizadas pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), dentre outras entidades do Movimento Pró-impeachment do Estado, para levarem o máximo de pessoas.
“Faço um convite a vocês. Todas as entidades do setor empresarial do Estado, 100% delas, são a favor do impeachment. Vamos para Brasília sexta-feira em caravanas de ônibus para defender nossos direitos, que são legítimos e republicanos. Também quero chamar os senhores para termos ação, que, no momento, é ligar para os deputados de Mato Grosso que ainda não são favoráveis ao impeachment e cobrar deles o posicionamento”, disse durante discurso na 9ª edição do Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis.
No dia da votação, os manifestantes pró-impeachment colocarão um telão e um caminhão de som na Praça 8 de Abril, em frente a um tradicional restaurante, para transmissão ao vivo da sessão. Já as ações dos que são contra o impeachment serão concentradas nesta sexta-feira (15) e no sábado (16). Na sexta um ato contra o impedimento da presidente acontecerá no Jardim Imperial, a partir das 17h. No sábado durante plenária na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) à tarde e à noite, estão previstas atividades culturais. Para o domingo ainda não há nada programado pela Frente Brasil Popular de Mato Grosso nem pela Central Única de Trabalhadores (CUT-MT).