quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Novo modelo de PPP é apresentado ao Tribunal de Contas do Estado

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Planejamento, Marco Marrafon, e o presidente da MT Participações e Projetos (MT-PAR), Vinicius Araújo, apresentaram ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) os projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) que serão executados em conformidade com o novo modelo adotado pelo governo.

Além da implantação, gestão, operação e manutenção de sete Unidades de Atendimento Integrado ao Cidadão – Programa Ganha Tempo, cuja licitação será lançada em breve, o novo modelo de PPP será adotado para unidades escolares e para estruturação e operação do Complexo Cidade da Saúde e de mais três Hospitais Regionais. A cartela de projetos, com detalhes de cada um, foi apresentada ao presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim.

Segundo o secretário Marco Marrafon, o novo modelo de PPP adotado no Estado segue os parâmetros mais modernos de gestão pública. “Estamos adotando todos os mecanismos possíveis para modernizar o Estado e aumentar sua eficiência. O conceito com o qual trabalhamos é o de um Estado para Resultados. Queremos fazer ainda mais entregas aos cidadãos. Entregas de produtos e serviços de qualidade, que os beneficiem diretamente”.

O secretário explicou ainda que os projetos de PPP estão previstos no planejamento estratégico do Governo e visam recuperar a capacidade de investimentos do Estado. “Fizemos uma reestruturação completa da MT-PAR, reposicionando-a como um escritório de PPP. Além disso, promovemos um enxugamento na empresa, priorizando a qualificação de seu pessoal, e atualizamos a Lei sobre o Programa Estadual de PPPs. Todas essas medidas garantiram mais agilidade em suas ações e melhor qualidade nos resultados obtidos”.

O presidente da MT-PAR, Vinicius Araújo, destacou a importância do diálogo com o Tribunal de Contas. “Como esses procedimentos chegarão ao conhecimento do TCE em algum momento, preferimos nos adiantar e apresentar pessoalmente os nossos projetos, que são inéditos no Estado”.

Além do resumo executivo dos projetos, também foram apresentados um relatório com recomendações da Procuradoria-Geral do Estado acerca da minuta do edital de licitação do Ganha Tempo e um caderno conceitual com conteúdo acerca do modelo de PPP.

A licitação do lote 1 do Programa Ganha Tempo será lançada em breve e o Governo do Estado já está elaborando o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para o segundo lote.

Na área da educação, as Parcerias Público-Privadas serão adotadas com o objetivo de promover a melhoria da infraestrutura de 76 escolas estaduais e 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapros).

“Vamos abrir um edital de chamamento público para elaboração da modelagem do projeto para gestão física das unidades. A PPP será adotada apenas no que se refere à infraestrutura. Não haverá nenhuma interferência na questão educacional”, salientou Marrafon.

O novo modelo também será implantado para o projeto de humanização de unidades hospitalares do Estado e para estruturação da Cidade da Saúde, complexo onde funcionará o Hospital Central, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidades (Cermac), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o MT Hemocentro e, por fim, o Hospital Materno Infantil.

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, por sua vez, afirmou que a Corte de Contas está preparada para contribuir no que for de sua alçada para o sucesso das futuras PPPs. “O Tribunal de Contas além do dever de fiscalizar, tem a missão de ajudar os órgãos jurisdicionados a serem eficientes na execução das políticas públicas. Dentro da nossa visão, o Tribunal está pronto para auxiliar a MT-PAR e a Seplan a assegurar o pleno sucesso desse novo modelo de gestão de serviços públicos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE