Após uma semana à frente da gestão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o vice-governador Carlos Fávaro definiu os nomes para compor a sua equipe de trabalho. A proposta do secretário nesse período em que permanece interinamente no órgão ambiental é reforçar o trabalho de modernização e eficiência com o intuito de contribuir com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso.
Assume como secretário executivo o atual secretário adjunto de Licenciamento Ambiental, o servidor efetivo da Sema, André Torres Baby. A advogada Mauren Lazzaretti, até então presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB de Mato Grosso, atuará como secretária adjunta de Licenciamento Ambiental; na secretaria adjunta de Gestão Ambiental será nomeado Carlos Henrique Kato, engenheiro florestal; e a vaga de assessor-chefe caberá ao advogado Rodrigo Quintana Fernandes. Permanece na função de secretário adjunto de Administração Sistêmica, Valdinei Valério da Silva.
Conforme Carlos Fávaro, como a proposta é de continuidade aos trabalhos iniciados pela gestão da promotora Ana Luiza Peterlini, serão feitos apenas alguns ajustes específicos que serão anunciados em breve, com a finalidade de promover mais fluidez e fortalecimento da equipe. "Este é um momento de muita satisfação, porque me deparei com uma secretaria com um corpo técnico extremamente qualificado, motivado e quer vivenciar as mudanças necessárias para transformar nosso órgão ambiental em referência de organização e eficiência."
André Luis Torres Baby é analista ambiental da Sema desde 2005, com formação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Gestão Colaborativa de Sistemas Sócio Ecológicos Complexos na Amazônia Brasileira pela Unemat e Universidade da Flórida (EUA).
Mauren Lazzaretti é advogada com formação na Universidade de Cuiabá (Unic), pós-graduação em Direito Tributário, MBA em Perícia e Auditoria Ambiental, com atuação na presidência da 1ª Junta de Julgamento de Recursos do Consema, secretária adjunta de Qualidade Ambiental da Sema entre 2010 e 2013; secretária geral da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MT entre 2013/2015, atualmente ocupava a presidência da comissão.
Valdinei Valério da Silva é analista administrativo do Estado e servidor efetivo da Sema desde 2014, economista com formação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), MBA em Liderança, Coach e Gestão de Pessoas, pós-graduação em Auditoria e Controladoria Interna.
Carlos Kato é engenheiro florestal com formação pela Universidade Estado de Mato Grosso (Unemat) em 2007, pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, pós-graduação em Direito Ambiental, trabalhava na iniciativa privada.
Rodrigo Quintana Fernandes é advogado com formação na UFMT, pós-graduando em Direito Empresarial e Tributário, especialista em Direito da Energia, assessor no Conselho Nacional do Ministério Público, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/MT entre 2013/2016, e membro da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da OAB entre 2014-2016.