PUBLICIDADE

Unesin se reúne com prefeito de Sinop que garante diálogo nas mudanças no plano diretor

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

O prefeito Roberto Dorner se reuniu, hoje, com a diretoria da União das Entidades de Sinop (Unesin) alguns membros da comissão da entidade pró atualização do plano diretor para tratar da revisão do plano e alguns pontos que a entidade considera polêmicos e que constam na minuta apresentada para a audiência pública, prevista para dia 05 de outubro, às 18hs, no centro de eventos Dante de Oliveira. A entidade informou, há pouco, em nota, que o prefeito “comprometeu-se em fazer as alterações necessárias para garantir o desenvolvimento econômico e social de Sinop, mantendo as portas do Prodeurbs (núcleo de projetos que analisa projetos de futuros loteamentos e construção de imóveis) abertas para que as mudanças necessárias sejam realizadas na minuta que será apresentada. Destaca-se que a sugestão de texto da empresa contratada está sendo avaliada, mas a palavra final será do executivo e, na sequência, do legislativo, a quem caberá aprovar o plano diretor”.

A Unesin informa ainda que hoje a comissão técnica se reuniu com o Prodeurbs para se chegar a “um texto equilibrado” para atualizar e modernizar o plano, : respeitando as leis existentes e pensando no bem maior de Sinop”. Na próxima terça-feira, a minuta publicada, assim como as alterações acordadas com as entidades, serão apresentadas aos vereadores em reunião na câmara municipal. Na quinta-feira, durante a audiência pública, a sociedade conhecerá a minuta já publicada e quais mudanças já foram feitas pelo grupo de trabalho. Havendo ainda a possibilidade de novas adequações uma vez que a participação pública virtual ficará disponível até o próximo dia 13.

Além do prefeito, participaram da audiência, o presidente da câmara, Paulinho Abreu, o presidente da Unesin, Carlos Henrique Soares da Fonseca, o presidente da comissão da Unesin Ronaldo Bedin, o presidente da AELOS (Associação dos Loteadores) Tiago Trevisol, o presidente da ACES, Cleyton Laurindo, o representante da AENOR (Associação dos Engenheiros do Norte), Waldomiro Teodoro dos Anjos Jr e o representante da OAB Cristiano Blanco, as secretárias de Governo, Faira Strapazzon, de Finanças Ivete Mallmann Franke, o diretor do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop – Pordeurbs Luiz Henrique Magnani e o procurador Jurídico Ivan Scheneider,

A Unesin acrescenta que a revisão do plano diretor de Sinop é uma pauta que analisa desde 2020, a partir do estudo do plano atual que é de 2006 e durante a campanha eleitoral, há dois anos, foi formalizado o pedido ao prefeito eleito para que revisasse a lei. Em 2021 foi formada a comissão da Unesin Pró Atualização do Plano Diretor de Sinop e desde então um grupo de profissionais tem trabalhado, de forma totalmente voluntária, acompanhando cada etapa da revisão. Há dois anos, uma empresa sediada em Belo Horizonte (MG) ganhou a licitação e passou a ser a responsável pelo processo de desenvolvimento da revisão do plano diretor de Sinop que elaborou minuta.

Uma fonte de Só Notícias apontou que, dentre os pontos polêmicos e divergentes, está na “função pública para o urbanismo” que, em essência, confere a prefeitura um cheque em branco para impor uma série de requisitos, ônus urbanísticos e contrapartidas aos empreendedores e investidores” e ainda de acordo com a fonte, “a atual legislação sobre parcelamento de solo já estabelece limites claros e percentuais de áreas a serem compulsoriamente cedidas ao município, o qual recebe uma área equivalente a 30% do resultado líquido dos empreendimentos desenvolvidos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE