sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

TCE e entidades assinam termo para desenvolvimento de ferramenta de gestão

PUBLICIDADE

A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) irá assinar, na terça-feira (8), um Termo de Cooperação Técnica para consolidação do Sistema Integrado de Gestão Pública (Siga) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT). O sistema está sendo desenvolvido pelo TCE, com objetivo de uniformizar a sistemática de gestão e encaminhamento de documentos que servem de base para a auditoria e julgamento das contas públicas.

A solenidade ocorrerá na sede da AMM, com a presença do presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim, o presidente da AMM, prefeito Neurilan Fraga, a presidente da UCMMAT, vereadora Edileusa Oliveira Ribeiro. Os municípios de Chapada dos Guimarães, Poconé e Nossa Senhora do Livramento participam da primeira fase do projeto, como experiência piloto do Siga, desde o início de 2015. A partir do dia 8, os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste também participarão do desenvolvimento da ferramenta, com o acompanhamento técnico da AMM e da UCMMAT.

Ao final do projeto-piloto, o Tribunal irá transferir à Associação dos Municípios a propriedade do Sistema Siga, incluindo o código fonte e banco de dados. Entre as responsabilidades da AMM estão a de gerenciar, atualizar e dar manutenção corretiva e evolutiva do sistema. As alterações serão feitas de acordo com a legislação aplicável à administração pública.

Estão incluídos no escopo inicial do Siga os módulos: Planejamento Contábil, com planejamento, execução orçamentária, Finanças e Contabilidade; Administrativo, com aquisições (compras e licitações), patrimônio, materiais (almoxarifado), contratos, colicitações (bilhete de passagem, adiantamento, diárias e veículos) e frotas; Prestação de Contas, com geração de arquivos e validação/envio/reenvio de arquivos do Aplic; Portal da Transparência e disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira.

O presidente da AMM está convidando todos os prefeitos para participarem da solenidade e conhecerem o projeto. Ele ressaltou que o sistema será gerenciado pela instituição municipalista e deve resultar em economia para as prefeituras. "Com o Siga, os municípios devem economizar cerca de R$ 50 milhões ao ano com aluguel de sistemas privados".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE