segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Municípios contemplados com luminárias de LED devem atualizar cadastro de energia com concessionária estadual

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Os cidades que já fizeram a troca de lâmpadas convencionais por luminárias de LED, entregues pelo programa “MT Iluminado”, precisam atualizar o cadastro de iluminação pública com a concessionária de energia do estado, tendo como foco a reavaliação dos cálculos de consumo elétrico municipal. Até agora, 276 mil lâmpadas foram disponibilizadas.

“O consumo desse sistema é calculado por estimativa dos pontos que estão cadastrados na concessionária. Por isso, se os municípios não informarem a concessionária, o custo do consumo de energia do sistema de iluminação pública não diminuirá, mesmo já tendo trocado as lâmpadas”, explicou o presidente da MT Par, Wener Santos.

Em Santo Afonso e Itiquira, 100% da iluminação pública já foi substituída através do programa. O município de Santo Afonso foi o primeiro a instalar os sistemas de LED na zona rural. O beneficiado foi o Distrito Boa Esperança, também conhecido como Gleba União, localizado a 12 quilômetros do meio urbana, e que existe há cerca de 50 anos.

O prefeito Luis Fernando Ferreira afirmou que o município já atualizou o cadastro de iluminação pública na concessionária de energia. “Tenho orgulho em dizer que Santo Afonso é um dos municípios do Estado de Mato Grosso que possui iluminação em LED na zona rural. Participamos do programa de Eficiência Energética (PEE) e fomos um dos primeiros municípios a iniciar a implantação do MT Iluminado”.

Ao todo, 136 municípios aderiram ao programa. O objetivo é transformar MT no primeiro estado a ter 100% da vias públicas iluminadas com lâmpadas de LED, que são mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas a vapor, geralmente usadas em ruas e avenidas. As luminárias também são fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

“Essa é mais uma ação do Governo de Mato Grosso para melhorar a vida do cidadão. E agora nossa força tarefa é comunicar aos municípios sobre essa atualização dos cadastros de iluminação pública junto a concessionária de energia, porque a gestão da iluminação pública é responsabilidade dos municípios”, finalizou o presidente da MT Par.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE