PUBLICIDADE

Riva negocia delação premiada com Ministério Público Federal e Estadual

PUBLICIDADE

O ex-deputado José Geraldo Riva está negociando um acordo de delação premiada com o Ministério Público Estadual (MPE) e com o Ministério Público Federal (MPF). As conversas, ainda em estágio inicial, avançaram e podem resultar em provas de dezenas de casos de corrupção, envolvendo figuras políticas até hoje não investigadas.

Segundo fontes do MPE, Riva participou de diversas reuniões nas últimas semanas, e tem se mostrado disposto a entregar tudo o que sabe sobre casos nebulosos de que tem conhecimento por conta dos mais de 20 anos de vida pública. O acordo só não chegou à fase final ainda porque o MPF ainda se mostra reticente.

Riva é réu em mais de 100 processos na Justiça, 90% deles na esfera estadual. Como deixou o cargo de deputado estadual, que lhe garantia prerrogativa de foro, a tendência é que estas ações passem a tramitar de forma mais célere, o que representaria, em última análise, em diversas condenações ao parlamentar. ‘Ele não tem mais nada a perder’, resumiu uma das fontes que revelaram as tratativas. Ainda não se sabe quais benefícios seriam concedidos a Riva, apontado como mentor de vários casos de desvio de recursos públicos, ao longo dos anos. Para avaliar as provas que um eventual acordo pode trazer, estuda-se até a realização de um trabalho envolvendo promotores e procuradores de diversos núcleos.

Tendo por base um dos pilares da colaboração, a de que o colaborador deve revelar as identidades que estavam acima dele na organização criminosa, Riva poderia implicar diversas personalidades políticas, entre elas, um dos investigados na Operação Ararath, o senador Blairo Maggi (PR), governador à época em que uma suposta organização foi montada para o cometimento de crimes contra o sistema financeiro. O inquérito contra o republicano tramita junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), em sigilo. Tendo ocupado cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Riva também poderia implicar deputados e ex-deputados.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Vereadores de Lucas do Rio Verde aprovam parecer do TCE favorável as contas da prefeitura

Os vereadores aprovaram por unanimidade, em sessão extraordinária, hoje,...

Senado debate projeto de mato-grossense para autorizar estados a legislar sobre direito penal

A Comissão de Segurança Pública (CSP) pode votar nesta terça-feira,...

Governador de Mato Grosso nomeia advogado como novo desembargador

O governador Mauro Mendes nomeou o advogado Ricardo Almeida...
PUBLICIDADE