PUBLICIDADE

Sinop: pequenos produtores são qualificados em ‘transformação caseira de embutidos’

PUBLICIDADE
Só Notícias

Pequenos produtores, da agricultura familiar, participaram do treinamento “transformação caseira de produtos embutidos, defumados e beneficiamento de carne de frango” para aprimorar suas habilidades técnicas, adquirir conhecimentos atualizados sobre práticas agrícolas sustentáveis, melhorar a gestão de seus negócios e explorar novas oportunidades de mercado. O zootecnista João Santos explicou que “as capacitações têm a finalidade de agregar melhorias das condições sanitárias e técnicas para a preparação dos produtos. Isso possibilita também aumento de valor, diversificação dentro da propriedade rural e uma série de outros fatores”. 

Leonardo Serafim,  Instrutor do Senar, ministrou o curso de embutidos, com técnicas de corte, processamento e transformação, que permitem o uso eficiente de cada parte do frango, reduzindo desperdícios e aumentando a rentabilidade buscando o “aproveitamento integral da carne de frango, satisfazendo o desperdício e maximizando o valor da matéria-prima. Isso não apenas promove a sustentabilidade, mas também contribui para a economia doméstica, gerando economia através do aproveitamento máximo dos recursos disponíveis”.  

Ele explica que com a “qualificação da mão de obra eles aproveitam melhor a sua produção agregando valor e com isso, conseguindo uma melhoria na qualidade de vida, e também com a possibilidade de comercialização e gerar mais renda familiar. Além de um produto de melhor qualidade tem a questão da segurança alimentar, com relação às doenças transmitidas por alimentos, uma vez que no curso são abordadas essas questões. Quem participa consegue produzir o alimento com mais segurança, ou seja, evitando riscos de infecção alimentar aos consumidores que irão adquirir esses produtos para o seu consumo”. 

A qualificação foi feita pela prefeitura de Sinop e Senar. Desde janeiro, foram realizados treinamentos  de  embutidos, derivados e processados de carne suína; embutidos, derivados e processados de frango; derivados  do leite; panificação; compotas e conservas. No próximo mês haverá capacitação de queijos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois estudantes de Mato Grosso são premiados por notas na redação do Enem

Os estudantes Seramar Alveni Daud, de Rondonópolis, e Carlos...

Colisão entre motos deixa três feridos em cruzamento de Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Twister vermelha...

Sinop: Apams oferta castração gratuita para animais de famílias de baixa renda

A Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams) está...
PUBLICIDADE