PUBLICIDADE

Queda no preço da soja em Mato Grosso impacta no valor produto da produção

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A segunda estimativa do ano do Valor Bruto de Produção (VBP) da agricultura e floresta em Mato Grosso para a safra 22/23 ficou estimado em R$ 170,26 bilhões, queda de 8,92% em relação ao observado no relatório passado.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informa que em relação a soja, a a participação é de 59,65% do total da agricultura e floresta, previsto em R$ 101,57 bilhões, retração de 7,84% quando comparado com a perspectiva anterior.

Apesar da produção apresentar recorde na temporada 22/23, o cenário baixista nos preços da soja nos últimos meses foi o principal motivo da queda no valor bruto. Por fim, com a produção consolidada no estado e a comercialização da safra 2022/23 atrasada em relação aos últimos anos, o principal fator de movimento no VBP será o preço da oleagionsa no estado que tem apresentado volatilidade, fato que poderá influenciar na consolidação do indicador, aponta o instituto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boi gordo sobe 1,8% em Mato Grosso e bezerro 2,6%

A cotação do boi gordo à prazo foi cotada,...

Milho disponível em Mato Grosso cai 4,1% e colheita avança

A cotação do milho disponível no Estado teve forte...

Soja disponível em Mato Grosso tem leve queda; mercado futuro sobe

A cotação da soja disponível em Mato Grosso baixou...

Prazo de vacinação contra a brucelose termina dia 30, alerta Indea

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) alertou...
PUBLICIDADE