PUBLICIDADE

TCE multa ex-prefeito de Sinop e ex-secretário por falhas em contratações

PUBLICIDADE

O ex-prefeito Juarez Alves da Costa e o ex-secretário de Saúde Manoelito da Silva Rodrigues, foram multados, ontem, pelo  Tribunal de Contas de Mato Grosso, em 18 UPFs (cerca de R$ 2,3 mil para cada um) por irregularidades na contratação de empresa responsável pela coleta de resíduos hospitalares. O TCE constatou sobrepreço no termo de contrato, inexistência de pesquisa de mercado que demonstrasse ser mais vantajosa para o município a aderência à ata de registro de preços do município de Jaciara e que houve pagamento de despesas em valor superior ao praticado no mercado.

Na sessão do plano, os conselheiros acataram parcialmente denúncia formulada por uma empresa participantes da licitação. Conforme a denúncia, a prefeitura fez uma tomada de preços para contratar empresa de coleta de lixo hospitalar. Mas após receber as propostas e documentos das concorrentes, suspendeu a licitação e optou por aderir à ata de registro de preços de Jaciara. A denunciante alegou vícios na contratação referente aos preços pactuados, que estariam acima dos praticados no mercado.

"O relator do processo, conselheiro José Carlos Novelli, entendeu ter ficado comprovada a falha no procedimento de pesquisa de preços, bem como a ofensa ao princípio da economicidade, já que o preço contratado era superior ao praticado no mercado e a prefeitura tinha conhecimento desse fato", acrescenta a assessoria do TCE.

O pleno recomendou ainda aos responsáveis por emissão de pareceres jurídicos em licitações que cumpram a legislação e que utilizem diversas fontes de informação antes de delimitar os valores de referência em licitações.

Juarez e Manoelito podem recorrer da decisão.
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...

Miguel se licencia e vice assume prefeitura de Lucas do Rio Verde por 15 dias

O vice-prefeito Joci Piccini assumirá, a partir deste sábado...
PUBLICIDADE