PUBLICIDADE

Defesa Civil fará na próxima semana mapeamento de áreas de risco em Chapada dos Guimarães

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Defesa Civil de Mato Grosso realiza amanhã e terça-feira (19 e 20), o mapeamento de áreas de risco no município de Chapada dos Guimarães. Segundo assessoria do governo, a atividade, desenvolvida em conjunto com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil do município, é uma medida de prevenção que visa identificar as áreas propensas a desastres naturais, como inundações, deslizamentos de terra e enxurradas.

Na atividade de mapeamento, os agentes da Defesa Civil identificam as áreas suscetíveis a desastres e avaliam a probabilidade da ocorrência. Por meio do mapeamento topográfico, as equipes também obtêm as características físicas da região, como elevações, rios, estradas e a localização das casas. 

Já por meio do mapeamento de vulnerabilidade, a Defesa Civil avalia a exposição e capacidade de resposta das comunidades afetadas por desastres. Para o trabalho, são usadas tecnologias como imagens de satélite, dados de sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica (SIG).

“Esse trabalho de mapeamento é muito importante para redução do risco de desastres, visto que identificamos a quantidade de pessoas e imóveis em áreas de risco e sugerimos ao gestor municipal medidas preventivas, mitigatórias e de preparação da população local para evacuação e respostas de emergência, destacou o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Mato Grosso, tenente-coronel BM Luis Cláudio Pereira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dois estudantes de Mato Grosso são premiados por notas na redação do Enem

Os estudantes Seramar Alveni Daud, de Rondonópolis, e Carlos...

Colisão entre motos deixa três feridos em cruzamento de Nova Mutum

O acidente de trânsito envolvendo uma Honda Twister vermelha...

Sinop: Apams oferta castração gratuita para animais de famílias de baixa renda

A Associação Protetora dos Animais de Sinop (Apams) está...
PUBLICIDADE