quarta-feira, 16/julho/2025
PUBLICIDADE

Quase 500 mil eleitores de Cuiabá e Várzea Grande ainda não fizeram cadastro biométrico

PUBLICIDADE

Dos 393.376 eleitores de Cuiabá que precisam passar pela revisão do eleitorado, apenas 41.950 procuraram a Justiça Eleitoral e fizeram o cadastro biométrico, o que corresponde a apenas 10,66% do total. Em Várzea Grande, dos 169.641 eleitores convocados para a revisão, apenas 22.817 compareceram, o que representa apenas 13,45% do eleitorado.

Somando os eleitores que ainda precisam passar pela revisão do eleitorado nos dois municípios, são 498.250 pessoas para atender até o final deste ano (estes números não computam os jovens eleitores, que já se alistaram entre 2016 e 2017 e os que ainda vão se alistar).

A demanda, portanto, é gigantesca. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso está se preparando para atender a todos com comodidade e conforto. Nas últimas semanas, o TRE-MT ampliou o número de atendentes da Ouvidoria Eleitoral, que faz os agendamentos por telefone, e também a capacidade de atendimento na Casa da Democracia em Cuiabá, e nos cartórios eleitorais de Várzea Grande.

Contudo, apesar de todos os esforços da Justiça Eleitoral, o comportamento de alguns eleitores tem dificultado a organização dos trabalhos. "Nossos atendentes foram treinados para cadastrar os dados biométricos de um eleitor a cada 15 minutos. É lógico que há casos em que o eleitor tem as digitais fracas e isso acaba por demorar um pouco mais. Mas a regra é atender um eleitor a cada 15 minutos. Contudo, se o eleitor chega atrasado, ainda que sejam apenas 10 minutos, isso acaba por retardar o atendimento dos que já estão agendados para os horários seguintes", explicou o diretor geral do TRE-MT, Valmir Milomen.

Ele explicou que o eleitor deve chegar com 10 minutos de antecedência, se apresentar para a triagem e aguardar a sua vez. Se todos se comportarem dessa forma, todos serão atendidos no horário agendado.

Outro comportamento que impede a organização dos trabalhos é o do eleitor que agenda, mas não comparece. "Estamos estudando alguma forma de bloquear no sistema o eleitor que agenda por três vezes e não comparece. Esse procedimento já é realizado em vários órgãos públicos".

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governador anuncia ampliação dos investimentos para casas populares em MT

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...

Assembleia aprova em 1ª votação orçamento de MT do próximo ano; R$ 39,8 bilhões

Deputados estaduais aprovaram em primeira votação, hoje, o projeto...
PUBLICIDADE