sábado, 5/julho/2025
PUBLICIDADE

Prefeitura de Mutum faz estudos para possíveis parcerias com a iniciativa privada

PUBLICIDADE

A prefeitura de Nova Mutum determinou a realização de estudos de viabilidade para possíveis parcerias com a iniciativa privada. Na área de iluminação pública, os estudos foram concluídos e o Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPI) aprovou dois deles. Para a área de saneamento, foram habilitadas três empresas a iniciarem as pesquisas.

De acordo com o presidente do Conselho Gestor de PPI, Mauro Antônio Manjabosco, o município vai fazer uma “análise detalhada” dos resultados para definir se há viabilidade em firmar as parcerias. “Em relação ao estudos da iluminação, teve quatro empresas participantes. Escolhemos dois e a prefeitura vai tomar a decisão. A parte de saneamento, a gente lançou o edital agora e as empresas foram habilitadas”.

A ideia da prefeitura, explica Mauro, é trocar todo o sistema de iluminação pública para gerar mais economia nos próximos anos. “Trocar por lâmpadas de LED tornaria o custo da energia mais barato para o município e para o contribuinte, uma vez que ele paga a taxa de iluminação pública. O estudo é para dizer se há viabilidade para um parceiro privado fazer, ou a própria prefeitura. A decisão será técnica”.

Já na parte de saneamento, a intenção é criar o sistema de esgoto do município. “Seria a implantação do esgoto. Isso é uma parte ‘pesada’ em termos de custos. Para o município fazer, precisaria de R$ 70 milhões a R$ 85 milhões, praticamente metade do orçamento município. Vamos ver se é possível alongar o prazo de investimento com um parceiro privado”.

Segundo Mauro, os estudos não tiveram custos para a prefeitura. “O custo hoje é por conta da empresa que faz o estudo. A gente publica a nível nacional e elas fazem este trabalho. O município não desembolsa nada. Só paga efetivamente, se lançar o edital de parceria público-privada, que seria a concessão. Quando lançar, aí sim a empresa ganhadora vai diluir este valor ao longo do contrato”, finalizou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

MP constata precariedade no saneamento em escolas de 20 municípios de Mato Grosso

Uma realidade alarmante foi constatada nas fiscalizações realizadas pelo...

Últimos vagões do VLT são transferidos de Mato Grosso

A secretaria de Infraestrutura e Logística informou que os...

Jucemat repudia mudanças da Receita Federal na abertura de CNPJ; ‘retrocesso’

O plenário da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat)...
PUBLICIDADE