PUBLICIDADE

Sema embarga três empresas por estoque de madeira ilegal e aplica R$ 818 mil em multas em MT

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Meio Ambiente aplicou R$ 818 mil em multas e embargou três empreendimentos por estoque de madeira sem origem legal e em desconformidade com o saldo declarado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). As madeireiras estão localizadas no distrito de Três Fronteiras, na cidade de Colniza (1.067 km de Cuiabá).

A ação faz parte da Operação Amazônia e contou com equipes da Superintendência de Fiscalização da Sema, técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e apoio das forças de segurança da secretaria de Estado de Segurança Pública, incluindo o Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

As equipes foram a campo entre os dias 1º e 12, o relatório apontando as ilegalidades foi concluído nesta segunda-feira. Foi constatada movimentação fraudulenta de créditos de madeira, em desacordo com os registros inseridos no sistema de controle de crédito florestais.

A fiscalização apreendeu o total de 755,4657 m³ de madeira em toras, 338,1123 m³ de madeira serrada e bloqueou de aproximadamente 400,00 m³ em créditos virtuais do Sisflora. Segundo a Sema, provavelmente, estes créditos seriam utilizados para “esquentar” madeira – o termo significa dar aparência de legalidade ao produto florestal de desmatamento ilegal.

Os fiscais aferiram no local o saldo declarado no Sisflora, e o existente no pátio. Com isso, foram identificadas as seguintes infrações: inserção de informação falsa em sistema oficial de controle de créditos florestais, operação em desacordo com a licença, comércio irregular de créditos florestais, ter em depósito madeira serrada e em toras sem origem legal e descumprimento de notificação emitida pelo órgão ambiental.

A Sema bloqueou os empreendimentos no Sisflora e segue monitorando as informações referentes aos créditos florestais para coibir ilegalidades A Operação Amazônia continua em campo com cerca de 200 servidores atuando contra o desmatamento ilegal, com foco nos municípios que mais desmatam ilegalmente.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: outdoors, faixas e painéis instalados irregularmente são removidos

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem...

Dois morrem em acidente com veículos e 163 em Sorriso fica bloqueada

O acidente envolvendo a Fiat Strada branca e Hyundai...

Gefron apreende 101 kg de drogas perto da fronteira de Mato Grosso com Bolívia

Policiais militares do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam,...

Sepultado em Terra Nova do Norte motorista que morreu em acidente em rodovia

O corpo do caminhoneiro, Rafael Serezoli, 42 anos, foi...
PUBLICIDADE