PUBLICIDADE

Lula reconhece liderança de Mauro no projeto para Estado assumir BR-163 de Sinop ao MS e solenidade será no Planalto

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo e Mayke Toscano/arquivo)

Mato Grosso vive momento histórico nesta quinta-feira. O governo de Mato Grosso assume o controle acionário da empresa que vai gerir a BR-163, de Sinop ao Mato Grosso do Sul (cerca de 820 km) depois de vários anos de gestão da Rota do Oeste, que descumpriu inúmeras cláusulas contratuais e deixou de fazer obras importantes, como a duplicação no Nortão, e devolveu a concessão da principal rodovia usada para escoar grande parte da produção do Estado.

O governador Mauro Mendes liderou, desde o início do ano passado, no Tribunal de Contas da União (TCU) Agência Nacional de Transportes Terrestres e no ministério da Infraestrutura, no governo Bolsonaro, o projeto inovador para o Estado assumir a concessão e evitar nova licitação, o que poderia levar até 5 anos. Com TCU e governo federal liberando, foi feita renegociação das dívidas que foram concluídas mês passado.

E, nesta 5ª feira, finalmente, o Estado assume a gestão e vai aplicar inicialmente R$ 1,6 bilhão para começar a duplicação de Posto Gil a Nova Mutum (80 km) e de lá até Sinop. Inicialmente, a solenidade seria no início da tarde, no Palácio Paiaguás. Mas, esta noite, houve mudança na agenda. “Pela relevância, importância e inovação na solução encontrada pelo Governo de Mato Grosso, para a concessão da BR 163, o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, convidou o governador Mauro Mendes para que a assinatura da troca do controle acionário da Rota do Oeste, seja realizada no Palácio do Planalto e o evento foi transferido para Brasília, e será realizado nesta quinta-feira (4),  às 12h30”, informa a secretaria estadual de Comunicação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

Nos bastidores, circula que Lula (PT) ao convidar Mauro para fazer a solenidade no Planalto, está reconhecendo a liderança do governador em liderar e conseguir viabilizar em um ano uma solução de grande importância para melhorar a logística da rodovia que liga o Nortão a capital e escoa centenas de toneladas de produtos diariamente. Lula também busca, ao ‘levar’ a solenidade para o Planalto, tentar ter mais prestígio político em Mato Grosso, onde perdeu as eleições no primeiro e segundo turnos. Na prática, no atual governo, foi apenas consolidada a negociação da dívida da empresa concessionária com a Caixa Econômica Federal. Com Banco do Brasil, foi fechada renegociação com abatimentos nos juros das dívidas em dezembro do ano passado.

A concessão será administrada pela empresa estatal MT Par (Mato Grosso Participações e Projetos) e Mauro deve anunciar a diretoria que comandará a empresa concessionária.

Na sexta-feira, Mauro embarca aos Estados Unidos para encontro com lideranças empresariais e políticas em busca de investimentos no Estado.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Lula veta projeto que aumentaria número de deputados em MT e outros Estados

O presidente Lula decidiu, esta noite, vetar o aumento...

Governador anuncia aumento de investimentos para casas populares em Mato Grosso

O governador Mauro Mendes anunciou hoje, em reunião com...

Deputados aprovam proposta do Governo de MT congelando valores do Fethab

Por unanimidade, os deputados estaduais aprovaram em segunda e...
PUBLICIDADE