PUBLICIDADE

Apostolado da Oração e MEJ: mudanças acontecendo

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dias 09 até 11/09/2016 realizou-se em Itaici, SP, o Congresso Nacional do Apostolado da Oração com o tema “Misericórdia: de coração a coração”. Eram 330 inscritos de diversos lugares do Brasil e 20 compunham a equipe de apoio. A palestra de abertura foi na 6ªf. às 14 horas, por Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB, abordando o tema”Jesus Cristo: o rosto da misericórdia do Pai” e presidiu a Santa Missa no final da tarde. No dia seguinte houve também outras palestras: Pe. Joãozinho, SCJ – Mater Misericordiae: a discípula do coração de Jesus; Pe. Frédéric Fornos, SJ – O caminho do coração: itinerário espiritual do AO; Eduardo Machado – Ser testemunha de Cristo num mundo sem coração; Ir. Vânia de Oliveira, ASCJ – Coração de Jesus: nossa esperança e consolação. A Santa Missa foi presidida por Dom Antônio Wagner da Silva, bispo de Guarapuava. A 6ª palestra foi no domingo: Pe. Eliomar Ribeiro, SJ – Jesus Cristo, a misericórdia em ação. A Santa Missa de encerramento foi às 11 horas, presidida pelo arcebispo de Campinas, Dom Airton José dos Santos. Na 6ª feira à noite houve uma Vigília Eucarística e no sábado à noite reunião dos Padres Diretores Diocesanos num grupo e no outro grupo dos assessores jovens participantes do Encontro Nacional do MEJ (Movimento Eucarístico Jovem – antiga Cruzada Eucarística), ocorrido em Belo Horizonte. Um filme sobre Irmã Dulce encerrou a programação da noite de sábado. O livro das Edições Loyola “Misericórdia de coração a coração”, organizado pelo Diretor Nacional do AO, Pe. Eliomar Ribeiro, SJ, tem as seis palestras, foi entregue aos participantes. Com relação ao Diretor Internacional do AO e MEJ, Pe. Frédéric Fornos, SJ, há uma novidade: foi nomeado pelo Papa Francisco em 2014, com a missão de acompanhar o processo de recriação do Apostolado da Oração como Rede Mundial de Oração do Papa e é responsável pelo projeto “Vídeo do Papa” e da plataforma de oração do Papa chamada “Click to Pray”.

O Apostolado da Oração nasceu num Seminário jesuíta na França, em 03/12/1844, memória de São Francisco Xavier, com a finalidade de ajudar a Missão da Igreja pela Oração. Daí os três meios: oferecimento diário, intenção mensal do Papa e revisão do dia. Alguns dados estatísticos: o AO está presente em 98 países com 35 milhões de associados, dos quais três milhões e meio no Brasil, país em que está melhor organizado. Em 2017 deverá ser publicado um novo Estatuto e haverá só uma intenção mensal do Papa.

Desde 2010 o AO e MEJ vivem em clima de recriação, buscando transformar as práticas devocionais em espiritualidade com enfoque na missão da Igreja. No Brasil, a revista “Mensageiro do Coração de Jesus” completou 120 anos de existência, em 2016.

Os Santos promotores do amor ao Sagrado Coração de Jesus: Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) e São Cláudio de La Colombiére (1641-1683) são anteriores à fundação do Apostolado da Oração.

As paróquias Santo Antônio e São Francisco de Assis enviaram associados ao Congresso de Itaici. Um Encontro de Diretores Diocesanos está previsto para 26-28/09/2017 em local a ser definido. Pe. Eliomar, na Apresentação do livro do Congresso, declara: “É olhando para a vida e a ação de Jesus, que aprendemos a ter compaixão e misericórdia com a humanidade”.

Padre Guido Aloys J. Kuhn, SJ – Paróquia Santo Antônio, Sinop
 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...