domingo, 13/julho/2025
PUBLICIDADE

Afinal, o que é coachingʔ

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2011 participando de um grupo de estudos de coaching com algumas colegas, eu disse: o coaching é um processo tão bonito, mas tem tantas formações superficiais que daqui a pouco vou ficar com vergonha de dizer que sou coach. Bem, esse dia chegou.

Sou completamente a favor de terapias, de ferramentas de autoajuda, consultoria e mentoring, só não misturem tudo e digam que é coaching.  De acordo com as psicólogas Dorothy Coelho e Alessandra Markenfeldt, coaching é um processo de reorganização e reestruturação do pensamento que leva o indivíduo a escolhas mais produtivas e satisfatórias para a própria vida.

"É um processo de aprendizado contínuo e completo no sentido de aliar os três aspectos fundamentais do comportamento: razão, emoção e ação. O coaching trabalha com especificação de foco, identificação e aplicação de estratégias para buscá-lo. […] O processo de coaching possui técnicas estruturadas que direcionam e viabilizam esta descoberta de respostas, possui uma forte sustentação teórico-prática e toda sua metodologia está embasada no construtivismo e na neurociência. Seus resultados podem ser mensurados dentro do processo e o cliente identifica claramente a evolução durante o desenvolvimento do trabalho […], o coaching busca gerar crescimento com autonomia ao invés de dependência, por isso o aconselhamento não é e não pode jamais ser parte do processo.” 

Escolher  um profissional se tornou algo muito sério, uma das orientações é pesquisar quem é a pessoa, seu histórico ANTES de se tornar coach, sua experiência e trajetória de formações. Como não é uma profissão regulamentada, a pessoa que se diz coach não saber mensurar se a formação que fez é boa ou não. É o perigo, como menciona Jorge Oliveira ex-presidente da ICF-Brasil, “[…] quanto menos formação você tem, mais mágico você se acha […], o coaching não é para consertar pessoas e sim para desenvolver potencial”. 

Por essa razão, na próxima semana, entre os dias 16 e 21 de maio, a Federação Internacional de Coach –  ICF,  promove a Semana Internacional de Coaching ao redor do mundo, com o objetivo de instruir a comunidade em relação ao que É e ao que NÃO é coaching. 

Nesse período, os coaches membros da ICF vão se dedicar a um trabalho voluntário, dando palestras e pílulas sobre o assunto com o objetivo de disseminar o que verdadeiramente é o coaching.

Para finalizar, esperamos, cada vez mais ter orgulho dessa formação e, para isso, estamos trabalhando como protagonistas.

Iracema Irigaray e Gracieli Pizatto são coaches pelo ICI-Instituto de Coaching Integrado e parte da diretoria da ICF- Federação Internacional de Coach –  Capítulo MT.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Por que tantas mulheres se perdem em amores tóxicos?

Meu coração aperta. Dói. Para cada notícia de feminicídio –...

Brasil instável

Só quem não acompanha o noticiário deve estar tranquilo...

Emendas parlamentares: a política a serviço do cidadão

Nem todo mundo entende, exatamente, o que são as...

Carta aberta à população sinopense

Leia até o final e perceba o quanto o...