PUBLICIDADE

Atitude transparente e participativa na Ordem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

É notório que estamos passando, no estado de Mato Grosso, no Brasil e no mundo, por um virtuoso e profundo processo de transformação de nossa democracia, onde o processo democrático não mais se contenta com a pura representatividade formal, plástica, e a verdadeira atuação e representação passa não apenas pela investidura legítima, mas pelo legítimo exercício dos valores democráticos, e por mais importante que seja a existência e atuação de quem busque personificar estes valores, de quem dê a face às intempéries e abrace as causas plurais, é a participação direta da sociedade que vem, em última instancia, legitimar a atuação democrática, quando este, imbuído dos valores e ideais da coletividade, não tão somente à ela representa, mas busca nela os objetivos e a força necessária para fazer aquilo que é correto.

A investidura em um cargo de representatividade, gestão e liderança, não é – como pensam alguns – um “cheque em branco” dado pelos eleitores, para que o eleito proceda como bem quiser, sem que precise demonstrar que sua atuação está em consonância com os valores defendidos, como que investido de um caráter infalível, autocrático e todo-poderoso, fazendo uso a bel-prazer das instituições coletivas, com propósitos pessoais e questionáveis, mas sim um voto de fé e confiança de que as bandeiras e os ideais de toda uma classe, de toda uma sociedade, sejam exaustivamente defendidos, o que só é possível quando há transparência em sua atuação, quando a luz do sol ilumina seus passos, atos e palavras, para quem quiser averiguar – e devem fazê-lo – o quão fiel esse líder se mantém aos sonhos e necessidades daqueles que nele depositaram sua confiança e esperança. Desta mesma maneira, por mais capaz e motivado que estiver este líder, sozinho não conseguiria encontrar todas as respostas, enfrentar todos os desafios, sendo indispensável a participação direta da classe e da sociedade, somando esforços e ideias, críticas e soluções, para que assim seja verdadeiramente legítima a atuação democrática, e para que os resultados pretendidos, ardentemente buscados, sejam enfim alcançados, e constantemente aprimorados, à luz da participação social e da transparência em todos os momentos.

Sob a égide da democracia participativa, transparente, plural e rica em sua diversidade, é que buscamos construir o futuro da Ordem dos Advogados em Mato Grosso, sob os olhos vigilantes de nossos apoiadores e de nossos críticos, atuando junto com toda a advocacia na busca pela consecução de nossos objetivos, coletivos e individuais, legitimando nossa atuação a cada dia, a cada batalha, a cada conquista de direitos, conquista de todos os advogados e advogadas, de todos os homens e mulheres que juntos iniciam esta caminhada, que não vem de hoje, mas que encontra agora um momento ímpar para implementar suas transformações, para empurrar para frente a Ordem e a sociedade mato-grossense.

A chapa “Atitude na Ordem” vem à esta disputa preparada para lutar o bom combate e defender diuturnamente estes valores democráticos, pois para nós a transparência da gestão e a participação nas decisões e rumos da Ordem são requisitos indispensáveis para o cumprimento de nossos objetivos e para a construção de uma OAB que dê orgulho à nossa advocacia, atendendo aos anseios da classe a da sociedade. E trazendo esta explanação para o campo prático, podemos adiantar aqui algumas das importantes propostas a serem implementadas para que haja mais transparência e maior participação em nossa gestão.

Em primeiro lugar, vamos criar o Portal da Transparência da OAB-MT, para divulgação em tempo real das receitas e despesas da instituição, com demonstração permanente das informações relativas à aplicação dos recursos dos advogados. Onde, quando e como o orçamento será aplicado.

Criaremos também um espaço digital no site da Ordem para que os advogados possam ser consultados e decidir sobre as principais demandas da Ordem, colocando em prática sua participação direta nas decisões e objetivos da instituição que queremos construir.

Estas e outras propostas poderão ser encontradas em nosso site, assim como em nossos canais nas redes sociais, onde também contamos com sua contribuição e participação.

Acreditamos profundamente que, com a transparência necessária para que se exerça a devida fiscalização, interna e externa, e com a tão importante participação direta de toda a advocacia nas tomadas de decisões e na contribuição constante de nossos trabalhos, somadas à nossa esperança e fé inabaláveis, conseguiremos dar mais que um passo, mas um salto, na direção de maior liberdade, justiça e igualdade, na Ordem dos Advogados e na sociedade. Humildade para ouvir, ética para atuar e atitude para transformar. Vamos em frente!

Jose Moreno – advogado, candidato à presidência da OAB/MT

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...