PUBLICIDADE

CAR: IBAMA e SEMA Mato Grosso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pois bem, atualmente o CAR, CADASTRO AMBIENTAL RURAL, é nacional. Feito diretamente no SICAR/MT. Agora, ocorre tudo de forma eletrônica e todos os dados são armazenados no site do IBAMA e analisado pela SEMA-MT, Secretaria De Meio Ambiente Do Estado De Mato Grosso. Bem, teoricamente tudo em ordem. Todavia, desde o início das atividades dos cadastramentos no SICAR/IBAMA em MT até a presente data, os consultores cadastrantes, produtores e proprietários de áreas rurais, estão no aguardo da sincronização entre sites e sistemas do IBAMA E DA SEMA/MT. Ora, pelo que deu a entender é que os órgãos não se entendem. Ou que pelo menos os sistemas de cadastramento federal e o sistema das análises estaduais, não estão em sintonia perfeita ou não se comunicam. E quem é que continua perdendo com toda essa mudança? O Produtor.  O elaborador do cadastro e os proprietários de áreas rurais que dependem dessa documentação para financiamento de projetos e até mesmo para continuidade dos projetos que tenham como pré-requisitos o CAR.

Já é demais essa falta de consideração com quem trabalha e necessita tirar os seus sustentos e salários de sobrevivência das atividades rurais. A quem apelar? Só mesmo a Deus o Todo Poderoso se pode recorrer neste momento! Pois se depender de autoridades parece que não se tem solução nunca! Pois nem há a possibilidade de se saber em que pé está a analise, pois ao que tudo indica os sites dos órgãos não se comunicam. Essa novela do Licenciamento ambiental no estado de Mato Grosso a muito que já passou dos limites. Ninguém suporta mais tanta dificuldade assim.

Está mais que na hora de haver uma intervenção sobre tais atividades no estado de Mato Grosso. E AGORA fica no ar a pergunta: vale apenas o protocolo juntamente com o recibo, ou a SEMA vai emitir o CAR tal qual era antes? O que veio para facilitar parece que conseguem ainda complicar muito ainda! E assim fica todo mundo no aguardo da tal sincronização dos trabalhos. E você tem a sensação de abandono? – É bem isso que sente o meio rural nesse momento.

Domingos Sávio Bruno é engenheiro florestal em Mato Grosso
www.domingosbruno.blogspot.com.br
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Somos do povo, para o povo, não uma casta privilegiada

Vivemos um momento decisivo para nossa democracia. Em tempos...

Estupidez no trânsito – uma inimiga mortal

Que tempos são esses que não podemos mais falar...

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...