PUBLICIDADE

Sinop: secretaria de Saúde cria comissão técnica com médicos para avaliação da UPA após mortes

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde de Sinop anunciou, ontem, a criação de uma comissão técnica de avaliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas). A secretária Daniela Galhardo detalhou que quatro médicos irão compor a comissão, porém não informou a previsão para o relatório final.   “Convidamos alguns médicos da nossa cidade e de outras instituições, que não dá plantão na UPA para fazer parte da comissão técnica de avaliação. Eles vão estar avaliando toda a UPA e depois emitindo um relatório emitindo pontos positivos e o que precisamos melhorar. Aproveitei também para fazer um convite a comissão de saúde da UNESIN (União das Entidades de Sinop) para que também possa avaliar nossos serviços e trazer toda celeridade e transparência a nossos munícipes”, explicou.

“Vai ser definido ainda (prazo para entrega do relatório). A priori convocamos eles, que aceitaram de pronto e vão começar a avaliar minuciosa para ver nosso cenário hoje, para apontar os pontos positivos e aquilo que precisamos melhorar nos nossos serviços. São médicos de outras instituições, especialistas como infectologistas para avaliar todo o cenário, para que a gente tenha o máximo de transparência”. 

Daniela alertou para falta de leitos no município, atualmente. “A UPA de Sinop recebe de 15 a 18 mil pessoas por mês, lembrando que a gente recebe pacientes de fora. O que na alçada do município a gente faz, estabiliza o paciente, mas quando chega na parte de leitos de UTI que é alta complexidade, nós ficamos desamparado. O que o município precisa fazer estamos fazendo, temos essa dificuldade que não é só de Sinop, mas de nível estadual”, concluiu. 

O médico Thiago Abreu, que vai compor a comissão, explicou que nos primeiros passos da comissão estão a “análise da estrutura atual, avaliando os serviços que estão sendo oferecidos, além de tentar identificar o que poderemos acrescentar em melhorias. Ainda é muito cedo, foi uma visita muito rápida. Alguns colegas estão vindo para fazer parte dessa comissão. Alguns deles ainda não conheciam a estrutura atual, são muitos que temos que analisar, ainda é muito cedo para alguma preposição nisso”, concluiu.  

A criação da comissão ocorre após a morte de duas crianças em duas semanas na Unidade de Pronto Atendimento. No dia 8 de março, a menina de três anos faleceu após atendimento. A Polícia Civil abriu investigação para apurar possível negligência médica. No último final de semana, outra criança, de 2 anos, morreu após aguardar uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo. De acordo com o comunicado da prefeitura, a menina deu entrada “apresentando um quadro clínico bastante grave”. Segundo a nota, a primeira avaliação da criança indicou a necessidade de uma UTI pediátrica com urgência, tendo em vista que as Unidades de Pronto Atendimento “não são capacitadas para casos de alta complexidade”. 

A equipe buscou transferência da paciente através do sistema de regulação para um hospital de referência, entretanto ao esperar por uma hora foi identificado apenas uma vaga em Cáceres (região Oeste). A criança permaneceu em atendimento “semi-intensivo da equipe multiprofissional que compõe o quadro clínico da UPA de Sinop e, com um quadro bastante agravado acabou evoluindo rapidamente e parou de resistir aos estímulos”, informou a prefeitura. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo insere 11 cidades do Nortão com novas unidades do Minha Casa, Minha Vida

O governo federal divulgou hoje que 50 cidades mato-grossenses...

Governo de MT anuncia crédito para jovens advogados iniciarem a carreira

Com o objetivo de apoiar a profissionalização e incentivar...
PUBLICIDADE