PUBLICIDADE

Mato Grosso começa a emitir nova carteira de identidade nacional; mais de 300 pedidos em 30 minutos

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso é o quarto Estado do país a implementar integralmente o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN). A emissão do documento passou a ser feita hoje e, em meia hora após o início da implementação, o Sistema de Identificação Civil já havia registrado 350 solicitações de CINs.

O governador Mauro Mendes foi um dos primeiros a solicitar o novo modelo de identidade. No atendimento, foram coletadas suas impressões digitais, assinatura e fotografia, por meio de kits de captura biométrica. Os dados são lançados no Sistema de Identificação Civil para posterior análise dos papiloscopistas e impressão do documento, que é realizada no Estado de São Paulo. 

O novo modelo de carteira de identidade nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, e a se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada. O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão. 

Os atendimentos nas unidades do Ganha Tempo devem ser realizados mediante agendamento através do site da unidade. O processo de emissão da nova identidade segue o mesmo procedimento do modelo anterior, por meio das unidades do Ganha Tempo ou em um dos 145 postos de atendimento da Politec.

Para a solicitação do documento, basta levar o número do CPF e a certidão de nascimento ou casamento civil. No caso de menores de 16 anos é exigida a presença dos pais, munidos de seus documentos de identificação. A primeira via da nova identidade é gratuita para as versões física, em cédula, e digital – que poderá ser acessada pela plataforma gov.br após a confecção da versão física. Já o modelo impresso em cartões de policarbonato tem a taxa de R$ 99,53 para emissão. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Inscrições no seletivo para profissionais da saúde termina dia 11 no Nortão

A prefeitura de Paranaíta (362 quilômetros de Sinop) conclui,...

Dois bairros atingidos após rio transbordar em Guarantã do Norte

As fortes chuvas dos últimos dias em Guarantã do...

Caminhão carregado tomba na BR-163 em Sinop

O acidente foi com o caminhão VW Constellation branco,...
PUBLICIDADE