PUBLICIDADE

Elpídio e Felipão: os sessentões que resolvem

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A contratação de Luiz Felipe Scolari para comandar a seleção brasileira é mais do que uma novidade. Trata-se de uma releitura da forma com que o nosso país vem tratando as pessoas mais velhas e como elas se comportam nesses novos tempos.

Lembro-me, claramente, que há pouco tempo, 60 anos era o caminho para velhice. Hoje é o momento de começar a segunda, terceira, quarta carreira ou empresa.

O Felipão, derrotado no campeonato brasileiro, poderia ter pendurado as chuteiras e o agasalho há tempos. Já deveria estar de pijamas e chinelos na visão de muita gente. Em vez disso, está colocando a cara a tapa, correndo riscos, aos 58 anos de idade.

Em meio à classe dos advogados, também temos um Felipão: Elpídio Moretti. Ele faz 61 anos agora em dezembro. É outro que poderia ter se aposentado. Aliás, já é aposentado como promotor de justiça, cargo que exerceu até 1995. Ao final dessa carreira, virou político. Foi candidato a Deputado Federal em 1994 chegando perto dos 13.000 votos, sendo o mais votado em Sinop por vários anos subsequentes. Em 1996 foi eleito vereador com 4,6% dos votos válidos.

Agora, como advogado, poderia estar em seu escritório, acomodado. Contudo, se dedicou à Ordem dos Advogados do Brasil em Sinop como presidente por dois mandatos (2004/2009). Também foi vitorioso em 2010 se elegendo conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.

Finalmente, na disputa deste ano, esteve à frente da campanha de Felipe Guerra (eleito Presidente da Subseção de Sinop 2013/2015) como articulador, vencendo pela quarta vez seguida as eleições da OAB da Comarca de Sinop.

Finalizo essa comparação entre os dois campeões que estão abertos a novos desafios, usando uma frase de Marcus Cícero sobre algo que os une e nos faz pensar melhor sobre os desafios que já recusamos: "Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons".

Bruno Moretti é advogado militante em Sinop.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Naturalidade versus artificialismo

Independente do estado em que se encontre hoje, é...

Ultraprocessados podem afetar seus hormônios?

Nos últimos anos, os alimentos ultraprocessados passaram a ocupar...

Viver

É provável que a realidade do suicídio já tenha...

Conquistas Merecidas

Há escolhas que fazemos muito antes do primeiro passo....