PUBLICIDADE

O despertar de um leitor

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nós adultos insistimos em subestimar as crianças, principalmente as pequeninas. Quando se trata de livros e leitura então! Por isso, enquanto futuros pedagogos temos a missão de quebrar esses paradigmas. Quem disse que uma criança de um ou dois anos não pode ler um livro? A história não se atém apenas na decodificação dos códigos. E a leitura das imagens?

O despertar de um futuro leitor está em nossas mãos, pois somos nós, na maioria das vezes, quem apresenta o livro à criança ou não, o que deve acontecer na educação infantil. O livro deve fazer parte do dia a dia da criança, seja na escola, seja em casa e, essa intervenção com a família – o incentivo – ocorre a partir do professor.

O gosto da criança pela leitura na educação infantil nasce a partir da contação de histórias, que é onde o professor propicia momentos de ludicidade e fantasia, demonstrando a magia do mundo dos livros.

Também devemos proporcionar outros tipos de materiais para leitura e manuseio, além dos livros, revistas, jornais e até panfletos informativos. Conforme Adriana Maricato "quanto mais cedo histórias orais e escritas entrarem na vida da criança, maiores as chances de ela gostar de ler." Dessa forma estaremos contribuindo para o desenvolvimento da criança, que terá maior facilidade para ser alfabetizada por que as letras – os códigos – já fazem parte da vida dela, na escola, na rua e em casa.

Dessa forma, podemos entender o porquê as pessoas atualmente possuem um certo "ranço" pela leitura. São nos bancos universitários que corremos atrás do prejuízo, buscando "aprender a ler", afinal de contas seremos o escriba dos pequeninos lá na educação infantil e teremos de fazer nossa parte. Como? Ao contar histórias e desenvolver atividades demonstrar nosso gosto e prazer pela leitura.

Bibliografia:
MARICATO, A. O prazer da leitura se ensina. Revista criança do professor da educação infantil. DPE / Set. 2005, p. 18 a 26.

Por: Viviane Pereira Behenck
E-mail: [email protected]
* Este texto foi produzido para a disciplina Língua Portuguesa para o Início da Escolarização, do Curso de Pedagogia (UNEMAT/Sinop), sob orientação da profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

O porquê a mineração é importante para sua vida?

A história humana é contada e marcada por períodos...

Neurovendas e o desafio de vender em um mercado cada vez mais humano

Vender nunca foi apenas uma questão de técnica, embora...

Desenvolver a sensação de felicidade

A sensação de felicidade nasce de um processo interno...

21 Dias de Ativismo que nos lembram do que não pode ser esquecido jamais

Neste dia 10, estamos encerrando a campanha de 21...