sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

VG: o pesadelo da Avenida da FEB

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Acho muito estranho é que a copa do mundo aconteceu em 2014, e as obras em andamento até hoje já deveriam ter terminado naquele ano mesmo. Mas até a data atual ainda não foram concluídas.

No município de Várzea Grande, o Estado mantém a Av. da FEB completamente descaracterizada, com enormes obstáculos às suas margens, oferecendo sérios riscos a quem transita todos os dias por ali.

Já em Cuiabá, por onde deveria estar passando o VLT, estão sendo feito obras de desobstrução das pistas, pelo menos para melhorar o trânsito por lá. Poderá causar sérios problemas administrativos para os responsáveis no futuro, por executar serviços que só vão encarecer ainda mais a conclusão dessas obras. Mas já é melhor do que está acontecendo do outro lado da ponte, na cidade de Várzea Grande.

A falta da conclusão das obras é devido a impasses criados no governo do Estado onde parece que é mais necessário demonstrar os culpados por não estarem prontas as obras do que de faze-las concluir. Vai entender as cabeças das pessoas tidas como do bem! Mas é assim que está. Paralisadas e aguardando definição da justiça para a sua continuidade.

Claro que todos sabem que isso não é da alçada dos municípios, mas também demanda cobranças dos Edis e da administração.

O Culpado pela desvalorização e obstruções do trânsito na Avenida da FEB na cidade de Várzea Grande, se é para achar o culpado, deve ser, me parece, como querem nos incutir, que seja o Ex-Governador Silval Barbosa. Parece ser mesmo. Mas, o mesmo já deixou o comando do Estado de Mato Grosso por mais de ano e meio. Está preso por questões que se discute na justiça. Não “apitando” mais nada. Se há culpado por não fazer, não é este mais a ser cobrado. Lógico.

Mas, uma pergunta que não consegue calar: não assumiu um novo governador? É.  Se existe outro rei no trono, então é dele a responsabilidade pela continuidade. Ora. Por obras de responsabilidade do Estado, é que a Avenida da FEB está afetando gravemente o comércio daquela região, com obstruções já citadas, além da desvalorização dos imóveis.

A situação da Avenida da FEB em Várzea Grande, é bastante desestimuladora. E, mesmo que afirmem e reafirmem que a culpa é do Ex-governador, não convence a maioria dos proprietários e empresários da região, e muito menos os moradores desta cidade. 

É responsabilidade do atual governador sim. Se está parada e dependendo de decisão, certamente que não será de atitude de quem está preso. Mas sim do ocupante da cadeira do Centro Político Administrativo do Estado de Mato Grosso. É fato. Se não se ouve cobrança mais ferrenha, pelo que parece, é por que o Governador atual não enfrenta ainda uma oposição mais ativa, e nem a cobrança dos representantes políticos desta cidade. O que não deverá ser assim, no futuro próximo, pois a situação de trafegabilidade e comercial já está ficando insustentável. Basta ver a dificuldades que os pedestres possuem em fazer a travessia, para se chegar aos locais de trabalho e nas concessionárias por ali instaladas.

Ouvindo hoje pela manhã a programação da Rádio Jovem Pan,  93.3 FM, dos apresentadores Paulo Sá, Professor João Edison e Onofre Ribeiro, onde comentavam sobre o assunto e sobre a questão de carga e descarga de veículos das concessionárias, que estão localizadas ao longo da pista, (sabe-se que nada tem a ver com as obras) que acabam agravando muito o problema do trânsito na Avenida da FEB. Pois bem. Isso depende ação e tomada de decisão urgentes dos representantes de órgãos afins e das nossas autoridades municipais.

Também merece destaque, que a cobrança feita pelos nossos Edis deve existir, mas que não se ouve nada nesse sentido até agora. Permitindo até então, que continuemos a viver o pesadelo da Avenida da FEB, sem reclamações. Pois todos já estão cansados de reclamar sem obter a devida atenção.

É claro que cabe, além da prefeita, aos nosso vereadores a cobrança da finalização das obras, bem como da solução para a carga e descarga na Avenida da FEB. No caso de cargas e descargas de veículos na pista, parece que só basta limitar os horários para tanto, e efetuar a fiscalização pela Guarda Municipal, creio.

Atenção senhor governador, que é o ator que pode resolver todo esse transtorno vivido pelos várzea-grandenses! Resolva! É urgente! A Avenida da FEB precisa voltar a ser o corredor comercial e de acesso que sempre foi. Valorizando nossa cidade e nossa gente.

Domingos Sávio Bruno – engenheiro florestal – Pré-candidato – ex-gerente técnico/ chefe de distrito/Fundação Nacional de Saúde/CRMT e atuou como inspetor chefe do CREA/MT – Inspetoria de Várzea Grande. Atendeu a grupo empresarial do setor florestal nos Estados de Mato Grosso e Rondônia

 

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...