sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Várzea Grande: somente chega quem caminha !

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Como resolver o problema de Várzea Grande? Difícil é querer fazer tudo de uma só vez. Pois são diversos os problemas e muito complexos, como interligação entre bairros, pavimentação de diversas ruas nos diversos bairros, saneamento básico, distribuição igualitária da água potável, arborização urbana, construção de praças, recuperação de prédios públicos, além de aquisição de máquinas equipamentos e imóveis para funcionamento de repartições, que até hoje ainda locam imóveis.

Outra coisa que é de primordial importância é a construção de duas ou mais pontes para interligar a nossa cidade à Capital. Uma seria no Bonsucesso com ligação ao bairro de Coxipó em Cuiabá, que beneficiará toda a nossa população, desafogando o trânsito, principalmente da Avenida da FEB e da 31 de Março, favorecendo a saída principalmente trabalhadores e dos estudantes para a UFMT e demais faculdades em Cuiabá, pois facilitaria demais no trânsito do dia-a-dia.

Ora. Várzea Grande não é uma cidade vertical, com uma população bastante dispersa no seu perímetro urbano. Quase não se tem vida rural. Ou melhor, não possui vida rural que possa significar possibilidade de melhorias e produtividade que vislumbrem lucros consideráveis. Pois é mínima a participação rural na economia.

A cidade tem problemas com a infraestrutura, devido ao tamanho da área urbana e a distribuição desuniforme da sua população. É muito espalhada, ou dispersa. O que amplia os gastos públicos, principalmente com transporte, saúde, educação e segurança.

Sendo assim, os problemas se acentuam com grande facilidade. E quanto mais o tempo passa, mas cresce a população e mais se ampliam as dificuldades. E mais escassos ficam os recursos econômicos e financeiros para a solução. Somente com muito trabalho e esforços conjunto entre a população e o poder público se poderá trazer um pouco de alento a essa gente sofrida.

Outra coisa que necessita para que todo o esforço se traduza em benefícios para todos, é a união dos poderes e dos políticos em prol do desenvolvimento da cidade. Fazendo isso com apoio significativo ao empresariado, que resultará em mais empregos para os jovens e população ativa desta cidade, que possuem sonhos de melhorar de vida através do esforço  comum e da evolução com estudos e educação.

É importante que se pensem na estabilidade política. É fator preponderante para desenvolvimento desta cidade. Também esse fator poderia converter em bom remédio contra o desânimo que tem abatido a todos por este lado da ponte.

Para resolver os problemas é necessário estudo prévio dos fatos, planejamento e bastante persistência do gestor, além da participação da população. Porém, só se vence os desafios com sonhos, esforços, dedicação e muito trabalho! Além de vontade política.

Ora. "Somente chega quem caminha!" Então, vamos caminhando! Vamos viver melhor Várzea Grande!

Domingos Sávio Bruno é engenheiro florestal em Várzea Grande
[email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...