sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Vamos cuidar do que é nosso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sabe o cuidado que temos com aquilo que construímos a vida inteira: nossa casa, nossos bens, nosso patrimônio – pelos quais zelamos e buscamos sempre a melhor forma de defendê-los? Imaginemos então um patrimônio construído pela sociedade ao longo dos anos, que forma a nossa história, que é alicerçado no esforço coletivo e permeia o cotidiano de todos.

O conjunto do patrimônio público é inestimável, nessa expressão estão compreendidos nossos parques, hospitais, escolas, o meio-ambiente e, também, com outra natureza e mais visibilidade, o que se chama de dinheiro público. Todos esses valores são defendidos pelos Procuradores do Estado que, apesar das dificuldades que enfrentam, como a deficiência de estrutura e um quadro reduzido, não se deixam desviar do foco que tinham quando passaram neste concurso.

Ingressar nesta carreira significa encarar os desafios e responsabilidades do cotidiano e traz o dever de dialogar com o nosso representado, o povo – o dono desses bens, que tem o direito de conhecer a sua procuradoria.

Atualmente, somos 62 procuradores do Estado de Mato Grosso ativos. Todos compartilham a expectativa de uma PGE/MT mais bem estruturada. É imprescindível uma sede própria e a realização do tão esperado concurso público para preencher os cargos vagos.
Afinal, é da defesa do nosso erário que estamos falando, da estrutura de Estado que a sociedade precisa para ver defendidos os recursos e bens, fruto dos impostos, que formam o patrimônio que, afinal, é do povo mato-grossense.

Hoje, 21 de maio, é comemorado o Dia do Procurador do Estado. E nesta data, não poderia deixar de falar com a sociedade, titular dos interesses públicos que temos por dever defender, do que é necessário para avançar. É a sociedade quem espera e merece que os órgãos tenham estrutura  de modo que a proteção ao erário realmente aconteça.

A sociedade, estarrecida, assiste a corrupção, principalmente ligada à realização de obras públicas, alastrar-se por todo o país. É preciso fortalecer as instituições de defesa e proteção do patrimônio público.

Vamos continuar exercendo nosso papel de orientar, fiscalizar e defender o erário mas sabemos que juntamente com a sociedade, com  todos os donos desse patrimônio, poderemos fazer ainda mais.

Neste dia do Procurador do Estado, não é demais lembrar das condições necessárias para o exercício da função. Condições que devem vir do Estado, afinal, como diz uma antiga frase sobre advocacia pública: Governante honesto não tem medo da Procuradoria do Estado forte.

Glaucia Amaral é Procuradora do Estado em Mato Grosso e presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Mato Grosso.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...