quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Unidos contra a corrupção

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste próximo sábado, 09 de dezembro de 2016, a ONU comemora mais um DIA INTERNACIONAL DE COMBATE `A CORRUPÇÃO, cujo tema , este ano, será “Unidos contra a corrupção, pelo dessenvolvimento sustentável, pela paz e pela justiça.

Em praticamente todos os países do mundo, mesmo naqueles, como o Brasil, onde os índices de corrupção  são alarmantes, autoridades, governantes, políticos, gestores e empresários  muitos dos quais também suspeitos ou que estão sendo investigados por corrupção,  estarão  fazendo discursos, falando em solenidades, enquanto o povo continua saindo as ruas,  avenidas e praças dos paises, como tem acontecido entre nós, para protestar contra esta chaga que tanto destroi as  esperanças da população quanto rouba preciosos recursos que fazem falta `a  realização do desenvolvimento nacional.

Segundo estatísticas da ONU, que este ano vai coordenar as ações  do DIA INTERNACIONAL DE COMBATE `A CORRUPÇÃO  através de duas de suas agências, a responsável  pelo Desenvolvimento Econômico e social e a outra que é destinada ao combate `as drogas e criminalidade, a corrupção é responsável pelo desvio de nada menos do que 5% do PIB mundial , que em 2016 equivalem a US$3,76 trihões de dólares.  Em alguns países a corrupção  pode chegar a mais de 10% do PIB.

O Brasil, de acordo com o  ultimo relatório da organização Transparência Internacional, de 2015 ocupa a 76a posição no ranking mundial da percepção da corrupção, com um escore de 38 pontos, em  uma escala que vai de zero a cem, sendo que quanto mais próximo de zero, maior é a corrupção.  Em 2012 o escore do Brasil foi de 43, ou seja, a corrupção em nosso país, longe de ser controlada ou reduzida, tem aumentado. Só para se ter uma idéia, a média mundial dos escores é de 43; a média das Americas do Norte, Central,Caribe e do Sul é de 40, a média do oriente médio e países do norte da África é de 39  e a média da Europa, Canadá, EUA e Japão é de 67. Portanto, podemos concluir que o Brasil é um país que convive com muita corrupção.
Como a população percebe,  as ações contra a corrupção,  como as conduzidas pela LAVA JATO  a cargo do Juiz Sérgio Moro em Curitiba ou a Juiza Selma Arruda em Cuiabá  e alguns outros poucos juizes pelo Brasil afora tem caminhado com  certa celeridade e conseguido colocar criminosos de colarinho branco, ex parlamentares, ex  govenadores e ex secretarios, ex  ministros e ex gestores publicos graduados na cadeia.  O mesmo não podemos dizer da parte da LAVA LATO  onde A LISTA DO JANOT,com mais de 40 politicos, governantes e gestores que gozam de foro privilegiado/especial, cujos  processos tramitam a passos de tartaruga  nos tribunais superiores, contribuindo para a prescrição dos crimes de colarinho branco e para a impunidade.

Oxalá  este DIA INTERNACIONAL DE COMBATE `A CORRUPÇÃO  seja comemorado com muita esperança de que a justiça há de prevalecer e que criminosos de colarinho branco sejam investigados, julgados e condenados. Afinal, LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA,  jamais nas estruturas partidárias ou nos diferentes níveis de poder, principalmente em seus desvãos  e no submundo da política, quando esta nobre atividade se aproxima das ações do crime organizado.

Este assunto continua, o próximo artigo deverá  estar circulando exatamente na próxima sexta feira, 09 de dezembro, incluindo a reflexão de que é urgente o Brasil ter  um PLANO DECENAL DE COMBATE `A CORRUPÇÃO,  com políticas, estratégias, objetivos, metas e ações que possibilitem uma LIMPEZA ÉTICA E MORAL  de alto a baixo em nosso país, atingindo a corrupção nos tres poderes e nos tres níveis de governo, União, Estados e Municipios e também acabar com este famigerado foro especial/privilegiado para que todos os corruptos possam ser julgados e condenados por juizes singulares, de primeira instância, nada de privilégios aos corruptos que ocupam o andar de cima!

Como um plano assim, a sociedade, a população, os leitores, eleitores e contribuintes teriam a certeza que dentro de dez anos poderiamos estar livres  dos atuais e futuros corruptos. Ai sim poderiamos vive rem um país justo, com desenvolvimento sustentável,  solidário, seguro , mais humano e mais decente!

Juacy da Silva –  professor universitário, titular e aposentado UFMT,  mestre  em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites, blogs  e outros veículos de comunicação

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...