terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Um sonho possível

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O governo do Estado está elaborando o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Rio Cuiabá, onde Várzea Grande está inserida. Apesar de que ainda se esteja em fase de diagnóstico, já demonstra que um novo olhar está sendo lançado para estes municípios do entorno da capital, que são ricos em potenciais e oportunidades, mas que vivem dependente dos serviços da "cidade mãe".

Esse novo olhar, deve contemplar o que já falado antes, sobre a nova consciência que está brotando da população, e que está fazendo com que se pense e que se tenha realmente animosidade política, para a criação de uma real solução e buscar concretizar o sonhado novo parque industrial para cidade. Criando com isso, um caminho de verdade para a transformação que se pretende. Melhor ainda, existe o gasoduto passando pela Várzea Grande. Isso pode ser um ponto forte em se atrair investimentos novos e novos empreendimentos e de porte grande. Se possível o aproveitamento dessa energia do gasoduto que corta a cidade, vai ser um excepcional incentivo para as indústrias que aqui desejarem se instalar. Assim, servindo ainda mais, para elevar os pensamentos e o entusiasmo da sua gente. O que anima mais, é quando se vislumbram o melhor aproveitamento das áreas rurais e seu potencial com a agricultura familiar, com a piscicultura, com a ovinocultura, com a caprinocultura, e com a avicultura, etc. 

Várzea Grande pode vencer os desafios e demonstra ter a vontade política para tanto. Porém, há que se direcionar esse esforço para a prática. Várzea Grande já possui um programa de ações que poderia estar sendo praticado, que é a sua AGENDA 21.  Em que constitui a agenda 21?  Se constitui num avançado planejamento e pensamento, voltado para a nova consciência, que se traduz em desenvolvimento sustentável, conciliando conceitos ambientais, com justiça social e eficiência econômica. A agenda 21, pelo que parece só ficou no papel. Mas que servirá de instrumento para uma gestão que levará a cidade aos avanços desejados.

Pois bem. O que se espera dos políticos da qui, é que haja empenho positivo, e uma séria atuação altruística, para que se possa realmente colher os bons resultados desse trabalho. Pois esse plano definirá diretrizes para o planejamento regional e refletindo positivamente no planejamento local. É o que se espera!

Havendo atenção aos potenciais, valorizando as oportunidades, se preocupando com as causas comuns, minimizando rivalidades pessoais e enfrentando as dificuldades com empenho, Várzea Grande, e região do vale do Cuiabá, tenderá a colher bons frutos, com os novos investimentos, e em conjunto e em sintonia com esse grupo que está se formando agora, e prosperar. Pois, de nada adianta pensar isoladamente em saneamento, se esquecendo do conjunto das demais cidades que pertencem ao vale do Rio Cuiabá… Há que se ter um pensamento globalizado.

Desse trabalho de elaboração do plano diretor da região metropolitana de Cuiabá, poderá vir uma luz sobre a revisão do plano diretor desta cidade. E, certamente sobre a necessária revisão da lei de uso e ocupação do solo urbano de Várzea Grande, que necessita de boa dose de razoabilidade. E, assim, fazendo jus, a todo esse investimento empregado, captando os diversos benefícios que deverá atrair. Sonho exorbitante? Ora. Crescer é um sonho possível!

Domingos Sávio Bruno é engenheiro florestal em Mato Grosso – [email protected]

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Sem dúvida nenhuma

As pessoas esquecem-se da simplicidade da vida adiando decisões,...

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...