sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Réplica: heranças políticas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lendo um artigo do jornalista Onofre Ribeiro (TEMA – políticos de Mato Grosso não cuidaram de construir herdeiros Heranças políticas), me atiçou a vontade de falar de outro várzea-grandense que não se falam muito mais sobre ele, mas que é um bom nome a ser lembrado pelos seus grandes feitos.

De fato Onofre, os “olhos azuis” vieram a muito tempo se acomodando na política estadual. Digo Estadual. Cuiabá e Várzea Grande ainda se resolve pelas tradições… Porém, já é bem miscigenado também. Mas o sangue “bugre” é forte! Essa herança política trazida até aqui pelos Ex-Senadores e Ex-Governadores Júlio e Jayme Campos, é uma herança que foi bem trabalhada lá no passado por um mato-grossense que jamais poderá ser esquecido pelos seus feitos. Podendo até ser considerado FUNDADOR DE VÁRZEA GRANDE: LICÍNIO MONTEIRO DA SILVA.

Ele também foi um bom engenheiro político. Construiu lideranças para sucedê-lo. Júlio Domingos de Campos foi seu primeiro sucessor e pupilo. Que seguiu bem as orientações do seu mestre. Superou-o? Não sei. Pois, o Conselheiro Licínio, mesmo já aposentado da política, permaneceu, religiosamente, frequentando o gabinete da prefeitura e do governo,, se não me falha a memória, até o último mandato de Jayme na prefeitura de Várzea Grande e no Palácio Paiaguás, enquanto Jayme era Governador. Coisa que o Senador Jayme repete-o, na assessoria a dona Lucimar Campos.

Porém, parece que fazer sucessores, nunca foi objetivo dos dois, que parece ter imaginado que da sua casa brotaria novos líderes. Mas, não é dessa forma que funciona. Lideranças são particularidades individuais. Pois sabemos que dá para fabricar lideranças. Mas quando essas são criadas, não há garantias que serão iguais as genuínas. Não vou citar nomes para não estragar o seu belo texto.., senão comentaria a história do governador passado e o atual, que parece foram lideranças fabricadas com Marketing… Mas exemplos de lideranças que não deram certo e que ficaram pelo caminho, temos de montes… Júlio, Jayme e Bezerra, não fizeram sucessores, mas merecem respeito pelos que fizeram ao longo da nossa história, que é bem longa. Quiçá ainda possam imitar ao Licínio Monteiro da Silva! "O seu vasto curriculum e inteligência extraordinária, somada a sua gigantesca visão, serviram para fazer com que este nobre político fosse lembrado sempre pelos seus feitos e pela dignidade e pelos seus atos distintos de somar e aglutinar seguidores. Agindo sempre com diplomacia e grandiosidade de espírito." (LICÍNIO MONTEIRO, HISTÓRIA DA VÁRZEA GRANDE/MT – Domingos Sávio Bruno)

Domingos Sávio Bruno – engenheiro florestal – ex-gerente técnico/ chefe de distrito/Fundação Nacional de Saúde/CRMT e atuou como inspetor chefe do CREA/MT – Inspetoria de Várzea Grande

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Da Constitucionalização do porte e uso de drogas

O Senado Federal aprovou em segundo e último turno...

G20: Manejo Florestal um caminho para mitigar as mudanças climáticas

Compartilho algumas reflexões sobre um tema de extrema relevância...

A medula da Constituição

Estamos precisando ler a Constituição com a mesma frequência...

Habitat diferentes para o bem comum

Não restam dúvidas de que a convivência pacífica entre...