sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

PT x PT – 2

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Continuando o artigo iniciado nesta semana sobre o desmonte do PT pelo próprio PT.

Eleita e reeleita Dilma, o governo cercado de pensadores medíocres e partidários, a radicalização das idéias diminuíram o governo, Lula, Dilma e o Partido dos Trabalhadores. O PT apartou-se da sociedade diante da sua incapacidade de gerar proposições filosóficas pra toda a sociedade. Prendeu-se aos programas sociais e ninguém percebeu que a sociedade evoluiu em 13 anos.

Os programas sociais do PT no governo foram permitidos por uma conjuntura favorável da economia mundial, da economia nacional e da estabilização da moeda brasileira. De outro lado, com o caixa em alta por conta de uma elevação mundial fantástica no preço das commodities agrícolas e minerais, mais a entrada repentina da China no mercado mundial. O Brasil exportou enormes quantidades de alimentos e de minérios. Com o caixa cheio, os programas sociais tinham dinheiro e ao mesmo tempo bancavam o discurso oficial de inclusão dos pobres. Resultou na criação de uma classe C e de um elevado poder de consumo dessas camadas.

Mas não havia planos além do consumo. A educação pública regrediu, embora fosse o único caminho pros filhos dos pobres e os da classe C subirem na vida no futuro. Os governos Lula e Dilma viram na ignorância das camadas pobres e da classe C um voto barato e a garantia de uma eterna permanência no poder. A crise mundial de 2008 chegou ao Brasil na forma do que Lula chamou de "marolinha" e recebeu um prolongado tratamento subsidiado de mercado do consumo bancado pelo governo. Sem a preocupação com os efeitos sobre o caixa presente e futuro do governo. Ampliou os gastos sociais e não entregou alguns serviços públicos básicos obrigatórios como a educação, a saúde e cenários além do carro novo, da casa e do bolsa família. As famílias evoluíram e quiseram esses serviços básicos que não havia.

Com o país quebrado, a gastança continuou por conta de um programa de governo já sem causa e sem estratégias. Dilma, perdida na economia e na política, levou o país perigosamente à beira do abismo onde hoje oscila no cai-não-cai. As denúncias da má gestao e da inegável corrupção dos princípios originais do partido e da gestão pública, eis que o PT cai e entra num longo corredor da História. O assunto encerra no próximo artigo.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...