sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Poesia na Praça da Mandioca

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No dia 2 de setembro haverá o lançamento do Circuito Cultural Setembro Freire 2015 no salão nobre do Palácio Paiaguás, organizado pela Casa Silva Freire com apoio do governo estadual e parcerias da UFMT, OAB, Assembleia Legislativa, TCE-MT, SESC Arsenal, entre outras. Ao longo do mês estão programadas diversas manifestações artísticas envolvendo não apenas a poesia, mas também exposições de artes plásticas, lançamentos de livros, debates literários, peças teatrais, concertos musicais e espetáculos de dança. Os eventos ocorrerão em vários pontos de Cuiabá e podem ser conferidos em www.casasilvafreire.org.br.

É necessário destacar a importância dessa maratona cultural. A cultura em suas múltiplas linguagens traduz a identidade de um povo e o auxilia a se conhecer melhor, se valorizar e se mobilizar para compreender e transformar a sociedade. Todas as cidades históricas, desde as capitais europeias às brasileiras Ouro Preto, Paraty, Olinda, Blumenau, Tiradentes e Ilhéus, entre outras, contam com eventos e festivais que celebram suas tradições, homenageiam seus artistas consagrados, promovem oportunidades para os iniciantes e massificam o acesso a manifestações culturais. São momentos especiais em que a arte se sobrepõe às dificuldades e preocupações do cotidiano, aliviando-as, renovando a alma e fortalecendo o ânimo. No limiar dos seus 300 anos, Cuiabá merece muito que sua rica tradição histórica e cultural seja conhecida e valorizada por todos.

Uma das mais agradáveis experiências que vivenciei recentemente foi um Sarau de Poesia na Praça da Mandioca, no local onde viveu na sua infância o poeta Silva Freire. A atmosfera bucólica ao cair da noite enluarada e de temperatura amena foi a combinação ideal para a sucessão de poemas declamados pelos presentes, de pé no chão, numa seleção randômica de autores clássicos e contemporâneos, locais e internacionais, proporcionando um farol de cultura no pacato coração histórico de uma agitada capital, a cada dia mais cosmopolita. Naquele momento e local, a poesia uniu o passado e o presente e sentimos conosco a presença de grandes poetas, cujos versos nos emocionam e encantam, a nos transmitir mensagens para o futuro. É esse espírito generoso e alto-astral que identifico na programação do circuito cultural.

Finalmente, cabe também louvar a inteligência do apoio do poder público a uma iniciativa da sociedade civil. Não creio ser papel do governo orientar, conduzir, direcionar, tutelar ou disciplinar a produção artística e cultural, mas sim o de fomentá-la ativamente, estimulando a formação de novos talentos e espaços, tanto quanto a preservação e divulgação das obras tradicionais.

Desde que me radiquei em Cuiabá em 2009, aprovado no concurso público para Conselheiro Substituto do TCE-MT, tenho sido convidado a participar das sucessivas edições de Setembro Freire e a todas tenho comparecido. Sou, portanto, testemunha da qualidade e da evolução dos projetos. Assim, sinto-me autorizado a convidá-lo, leitor, para também viver a cultura em Cuiabá no Setembro Freire 2015.

Luiz Henrique de Lima – auditor Substituto de Conselheiro do TCE-MT
Graduado em Ciências Econômicas, Especialização em Finanças Corporativas, Mestrado e Doutorado em Planejamento Ambiental, Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia.

COMPARTILHAR

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias

Vida: bate dentro bate fora

Pintou bonito a frase da moça que me parou...

A Semana Maior

Neste domingo, fiéis católicos do mundo inteiro celebraram conosco...

O tempo não é generoso com retardatários

Tudo que acontece em nossas vidas têm uma razão...

É crise de ansiedade ou infarto?

Muitas pessoas chegam ao hospital acreditando estar tendo um...